SATE - Isolamento térmico

Construção Sustentável: Placas de origem vegetal (Sistema SATE)

O que é a construção sustentável?

A inovação constante e o compromisso com a construção sustentável e saudável fazem parte do nosso ADN empresarial na Molins. Por esse motivo, nossa atividade está especificamente focada em apoiar e desenvolver a construção sustentável. Isso significa que a empresa concentra seus esforços no desenvolvimento de produtos que contribuam para:

  • Aumentar a eficiência energética dos edifícios.
  • Aumentar a vida útil dos produtos e das soluções construtivas.
  • Reduzir a utilização de recursos energéticos durante o fabrico e a colocação em funcionamento dos materiais.
  • Aumentar a segurança e a saúde dos seus empregados, clientes e da sociedade em geral.

Inovação e sustentabilidade no sistema SATE

E como parte de toda esta filosofia empresarial, na Molins continuamos a reforçar o nosso compromisso com a construção sustentável, a inovação, a economia circular e a redução da pegada de carbono nos nossos lançamentos de novos produtos. O uso de materiais ecológicos é essencial para o desenvolvimento sustentável no setor de construção.

Pratos de origem vegetal

Assim, lançámos várias inovações sustentáveis no Sistema de Isolamento Técnico pelo Exterior (SATE) da Molins. O PROPAM ECOETICS®, por exemplo, é um sistema de isolamento térmico exterior sustentável, cujo painel é fabricado a partir de uma matéria-prima proveniente da biomassa.

Esta matéria-prima é obtida a partir de resíduos vegetais provenientes de excedentes, de limpezas de jardins, de ramos ou de folhas, de resíduos de soja, de milho, de trigo, de cereais, etc., e é o primeiro monomaterial sustentável proveniente de recursos naturais renováveis e de biomassa vegetal, cem por cento reciclável.

30% de redução da pegada de carbono

Além disso, graças a tudo isto, o PROPAM ECOETICS® reduz a pegada de carbono em 30%, favorecendo a construção de edifícios mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. Com este novo sistema, o primeiro do género a ser lançado em Espanha, introduz-se um elemento inovador e sustentável no campo do isolamento térmico exterior, que também permite dar às fachadas uma estética natural, mais de acordo com as exigências actuais dos arquitectos e construtores.

Devido às suas características técnicas, os sistemas de isolamento térmico melhoram o bem-estar dos utilizadores das habitações. Proporcionam maior resistência ao envelhecimento dos edifícios, introduzem maior absorção de choques e impermeabilidade, reduzem o consumo de energia dos sistemas de ar condicionado, proporcionam isolamento acústico e resistência química, entre outras vantagens.

Com este lançamento, reforçamos o nosso compromisso com a eficiência energética como um objetivo a curto prazo no parque imobiliário espanhol, no âmbito dos Fundos Europeus de Nova Geração, que fornecerão uma ajuda direta à renovação de edifícios de mais de 6.820 milhões de euros.

Aumento da durabilidade das estruturas

Em Molins, chegou o momento de apostar no SATE, que será um dos principais responsáveis pela melhoria energética do parque habitacional até 2030. Este sistema, como uma pele impermeável, protege o edifício no exterior, regulando a troca de temperaturas e, por conseguinte, o desperdício de energia.

Como é instalado no exterior da casa, não ocupa espaço – que é reduzido com os sistemas tradicionais – nem requer obras, pelo que é possível permanecer na casa durante a instalação.

Além disso, aumentam o conforto e a qualidade de vida em casa, melhoram e modernizam a imagem dos edifícios e podem mesmo valorizá-los em mais de 20%, com vista a um eventual arrendamento ou a uma futura venda do imóvel.

O nosso responsável de marketing do canal Molins Construction, Manel Soler, afirma que nos próximos três anos, de acordo com as previsões do sector, espera-se que sejam realizadas melhorias energéticas em cerca de 480.000 casas. “E, por isso, quisemos inovar com o PROPAM ECOETICS® para acrescentar uma solução de isolamento sustentável no exterior para melhorar a eficiência do parque habitacional”.

Na Molins, com quase cem anos de história, continuamos a inovar e a aplicar novas tecnologias em prol da sustentabilidade, sempre com foco no aumento da durabilidade das estruturas.

Gostaria de receber mais informações?