Sistemas de impermeabilização

Uma piscina não impermeabilizada pode ser esvaziada num mês.

Uma piscina não impermeabilizada pode esvaziar-se num mês devido a possíveis fugas, razão pela qual é muito importante que a piscina seja preparada antes do verão, uma vez que pode poupar 500 litros de água por dia – o consumo médio aproximado de uma família de 4 pessoas – caso contrário, corre-se o risco de ficar completamente vazia num mês devido a possíveis fugas, de acordo com as estimativas de Molins, especialista em soluções para a construção saudável.

Concretamente, se estivermos a falar de uma piscina unifamiliar – 6×4 metros e 2 metros de profundidade – se se perder um centímetro de água por dia devido a fugas ou defeitos na impermeabilização, estaremos a falar de perdas de 0,24 metros cúbicos. Se não forem tomadas medidas para o evitar, ao longo de uma semana esta quantidade pode aumentar para 1,5 metros cúbicos, ficando completamente vazia em apenas um mês.

Por este motivo, na Molins destacamos a importância de uma correcta manutenção da piscina entre os meses de abril e maio para chegar ao verão com a piscina em perfe itas condições e para garantir que esta se mantém em perfeitas condições durante toda a temporada. Sobretudo porque as altas temperaturas acompanham-nos durante cada vez mais meses e com elas também os períodos de utilização das piscinas fazem com que a sua deterioração seja maior.

Como saber quando deve impermeabilizar a sua piscina?

O sinal mais evidente é uma descida do nível da água, para além da que pode evaporar devido às temperaturas elevadas (normalmente cerca de um dedo por semana). Se a perda de volume de água for mais acelerada, é um sintoma claro de problemas de canalização, de fugas ou de defeitos na impermeabilização do revestimento da piscina. Outro sinal inequívoco será também o aumento alarmante da fatura.

Para ter tudo sob controlo, recomendamos a impermeabilização da piscina sob os azulejos e a selagem dos pontos críticos como as turbinas, os projectores e os skimmers (os filtros que aspiram e retêm os resíduos) para garantir a sua estanquicidade. Trata-se de um processo de reabilitação relativamente curto, pois dependendo da dimensão da piscina e dos materiais utilizados, os prazos de execução podem variar entre duas semanas e um mês, daí a importância de o planear com antecedência.

O que é que devemos exigir aos profissionais?

Uma renovação completa e bem sucedida pode reduzir o custo da piscina até 10 anos, uma vez que a durabilidade da impermeabilização está diretamente relacionada com a qualidade dos materiais e da mão de obra e com o tipo de revestimento final instalado.

Assim, a nível técnico, um dos principais aspectos a ter em conta é a deterioração das juntas de cimento das piscinas, que devem ser controladas e reparadas a cada 2 a 5 anos.

Da mesma forma, em termos de soluções de impermeabilização, é fundamental optar por placas cimentícias flexíveis contínuas, pois são compatíveis com todos os materiais de construção e permitem impermeabilizações que podem ser revestidas com qualquer material, seja tinta ou ladrilhos cerâmicos como o gresite, um dos mais utilizados.

Para o revestimento final, é preferível utilizar soluções com um acabamento totalmente estético que proporcionem uma elevada durabilidade e resistam à degradação devida a produtos de manutenção e limpeza agressivos.