TUTORIAL: Aplicação do Isolamento Térmico pelo Exterior SATE, dicas por fases e substratos

No tutorial de hoje, damos-lhe conselhos específicos para cada uma das fases a considerar na aplicação do Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior (EIFS).

Antes de mais, é necessário ter em conta os suportes compatíveis com a instalação do SATE: suportes tradicionais como o tijolo cerâmico, o bloco de betão ou o betão pré-fabricado. Suportes em renovação, tais como argamassas laterais, pinturas, tijolos à vista ou revestimentos cerâmicos, tais como OSB, CLT… E devemos também avaliar as condições da superfície, tais como a limpeza, a dureza ou a permeabilidade. Uma vez verificados estes aspectos, podemos começar a aplicar o SATE:

IMPERMEABILIZAÇÃO: Impermeabilizar com uma membrana cimentícia contínua flexível PROPAM® IMPE FLEX até 50 cm de altura. Também será muito importante pintar uma secção do pavimento quando o aplicar na parede.

FIXAÇÃO DO PERFIL Fixamos o perfil a cada 30 cm com parafusos zincados, utilizamos conectores para garantir uma separação mínima de 2 ou 3 mm entre perfis e permitir assim a expansão do perfil com choques térmicos.

INSTALAÇÃO DO PERFIL CLIP: Antes de instalar a placa de isolamento, recomendamos a utilização de um perfil clip em PVC para fixar o perfil inicial, para rebocos até 6 mm. Deste modo, minimiza-se o risco de aparecimento de fissuras.

PLACAS DE COLOCAÇÃO: Aplicar a argamassa de aderência PROPAM® AISTERM em todo o perímetro da placa, num cordão de cerca de 6/8 cm de largura e 3 ou 4 cm de espessura. Colocaremos também três blocos centrais do tamanho da palma da mão, e a superfície de contacto entre o suporte e o painel deve ser de pelo menos 40%, com o adesivo especificado no Lite. A colocação deve ser sempre por quebra de juntas, evitando peças com dimensões inferiores a 200mm por 500mm. Preenchimento de juntas: Nunca preencher as juntas entre painéis com cola ou material de regularização. Se o fizermos, estaremos a enrijecer essa zona e ela ficará marcada. Se ficarem juntas com mais de 2mm, devem ser sempre preenchidas com espuma de poliuretano expandido ou com o mesmo material isolante.

APLICAÇÃO COM TRONCO DENTADO DE 8mm: Assegura a espessura recomendada na primeira camada de reforço com PROPAM® AISTERM FIBRA DE VIDRO 160, que deve sobrepor-se de 10 a 15cm.

ACABAMENTO: Terminar a instalação do SATE com uma segunda demão de 1,5 mm, alisando a superfície com a parte lisa da talocha ou lâmina que utilizamos.

FUROS DO EDIFÍCIO: A colocação das chapas de canhão deve ser efectuada em todos os furos do edifício, ou nos cantos das janelas. O bordo da placa nunca deve coincidir com o bordo vertical ou horizontal do caixilho da malha reforçada. À superfície, colocaremos também PROPAM® AISTERM REDE DE FIBRA DE VIDRO 160 e medidas 25×40, ou similar, nos cantos dos vãos do edifício. Posteriormente, aplicaremos o perfil de canto com malha.