Parede interior afetada por humidade ascendente e fugas

SoluciónParede interior afetada por humidade ascendente e fugas

Descripción sistema

Localização
Moraleja de Enmedio (Madrid)
Propriedade
Comunidade do edifício
Distribuidor
Cegre
Data de intervenção
Ano 2021

Tipo de trabalho
Trabalhos de restauro
Produtos Molins
PROPAM® CREAM
PROPAM® IMPE
PROPAM® FINE

Introdução

A humidade devida à capilaridade é um dos problemas mais comuns nas nossas casas. Esta situação não está apenas associada a problemas estéticos, mas também contribui para a deterioração acelerada do edifício e da saúde das pessoas. É por isso que devemos atuar de forma eficaz e duradoura.

Motivo da intervenção

O motivo da intervenção foi o elevado nível de deterioração de todo o perímetro do rés do chão do edifício. Estava afetado pela humidade ascendente. Para além do aspeto desagradável da entrada, a humidade elevada provocava odores, insalubridade e perdas de energia no edifício, e era impossível deixar qualquer objeto na arrecadação, móveis, bicicletas, etc., pois danificavam-se facilmente.

Desafios e condicionalismos

As paredes confinam com edifícios vizinhos sem possibilidade de acesso, mesmo subterrâneo. Como muitas vezes acontece, a humidade nem sempre é causada por uma única causa, neste caso era humidade capilar, mas nas arrecadações havia também humidade por filtração, uma vez que eram subterrâneas, o que significava que afectavam todo o comprimento e altura da parede.

A dificuldade acrescida era, portanto, cortar eficazmente tanto a humidade ascendente como a humidade de infiltração.

Solução Molins

A proposta consistia em começar por preparar o suporte, ou seja, cortar a argamassa antiga até ao tijolo, combinar o desempenho do produto PROPAM® CREAM, como barreira química hidrófuga contra a humidade capilar, com a capacidade de membrana impermeabilizante do produto PROPAM® IMPE com uma espessura de apenas 2 mm, para finalmente regularizar até à espessura necessária com uma argamassa impermeabilizante de acabamento fino PROPAM® FINO.

Execução

A aplicação foi efectuada da seguinte forma.

“1. Reparação e restauro de todo o plinto perimetral de toda a entrada interior do edifício até ao seu suporte de base em alvenaria. Os sais e o salitre provenientes do solo e depositados na argamassa por humidade capilar fazem com que algumas partes se lasquem facilmente. É sempre aconselhável rejuntar 50 cm acima da mancha deixada pela humidade capilar.

2. nas arrecadações, foi refeita toda a argamassa da parede afetada pela fuga.

3 ) Uma vez removidas as partículas desintegráveis, o primeiro passo foi cortar a humidade ascendente por ação capilar. Para o efeito, foi efectuada uma série de furos com menos de 10 cm de distância entre perfurações e com uma profundidade suficiente para penetrar na parede até 2 cm. Estes furos foram preenchidos com PROPAM® CREAM, um creme hidrófugo com elevada capacidade de absorção pela porosidade do suporte, que deixa uma barreira permanente à humidade capilar.

“Depois de PROPAM® CREAM ter sido absorvido durante 24-48 horas, os buracos foram tapados com PROPAM® IMPE e, em seguida, numa consistência fluida, foram aplicadas duas demãos cruzadas deste produto impermeabilizante, que também actua contra a pressão hidrostática, sendo eficaz a uma espessura mínima de 2 mm nas duas demãos. No caso das arrecadações, este processo foi efectuado em toda a parede afetada.

” 5. No dia seguinte procedeu-se à regularização até à espessura desejada com argamassa hidrófuga de acabamento fino. PROPAM® FINO é uma argamassa com elevada trabalhabilidade e tempo aberto adequado permitindo qualquer tipo de acabamento, neste caso liso para posterior pintura. De referir que a impermeabilização PROPAM® IMPE actua como membrana, mas permite qualquer acabamento posterior, seja cerâmico, argamassa, reboco ou cal.

Nota técnica

A humidade devido à ascensão capilar é um dos maiores problemas em edifícios antigos e não tão antigos onde não foram colocados os impedimentos para evitar que ocorra. O facto é que a fundação está em contacto direto com o lençol freático. A água sobe através dos capilares dos materiais das paredes devido a um fenómeno líquido chamado tensão superficial. A tensão superficial em torno do perímetro destes capilares produz uma força com uma componente vertical que faz com que a água suba dentro do capilar até que o peso da coluna de água equilibre a força vertical gerada pela tensão superficial.

A altura atingida pela humidade ascendente depende de vários factores. O diâmetro dos capilares e a evaporação que ocorre em ambos os lados da parede. Em princípio, a mancha “pára” assim que a quantidade de água que é absorvida pela fundação iguala a quantidade de água que a parede é capaz de evaporar. Por conseguinte, quanto maior for a capacidade de evaporação da parede e, portanto, da argamassa com que é revestida, menor será a altura atingida, pelo que as argamassas macroporosas funcionam muito bem no exterior.

A taxa de evaporação depende, portanto, da humidade relativa ambiente, da temperatura, da porosidade e permeabilidade dos materiais utilizados, etc.

A água capilar transporta sais dissolvidos que, ao depositarem-se nas superfícies dos elementos de construção, provocam manchas esbranquiçadas, vulgarmente designadas por eflorescências ou salitre.

Estes depósitos nos poros internos do material podem iniciar processos de cristalização expansiva, aumentando o seu volume e criando fortes tensões que provocam a abertura do poro. Os materiais que a sofrem apresentam uma descamação importante, assim, nos rebocos há uma perda generalizada de resistência (jato de areia) e nos tijolos, camadas de alguns milímetros são facilmente destacadas.

Quando estes sais se depositam no interior dos elementos, ocupam a rede capilar, dando origem a criptoflorescências.

Nas paredes exteriores, isto pode ser resolvido com argamassas macroporosas, como o PROPAM® CAL SEC, que aceleram a evaporação da humidade, mas no interior queremos minimizar as humidades que, mais tarde, acabam por se condensar noutras partes das divisões.

A Molins, graças à sua equipa de I&D, conseguiu desenvolver dois produtos que, combinados, formam um sistema totalmente eficaz contra a humidade e as filtrações nas paredes afectadas pela capilaridade e que actuam a partir do interior da habitação.

As suas principais características são:

PROPAM® CREME

Fácil de aplicar e de grande penetração.
Barreira química permanente no interior da parede.
Altamente concentrado.
Elimina o aparecimento de manchas esbranquiçadas e eflorescências.
À base de água, não tóxico.

PROPAM® IMPE

Impermeabiliza a baixa espessura (2 mm).
Funciona sob pressão positiva e negativa.
Pode ser aplicado com pincel ou espátula.
Compatível com qualquer revestimento posterior.

Apresento também um resumo dos seus domínios de aplicação:

Paredes afectadas pela ascensão capilar.
Ambientes agressivos com ascensão capilar (SR).
Pré-tratamento de paredes com acabamentos de argamassa de cal.
Qualquer compartimento ou tanque que contenha água ou onde a penetração de água seja indesejável, ver também
PROPAM® IMPE FLEX.