Restauração com argamassa desumidificadora macroporosa na biblioteca municipal de Valls

SoluciónRestauração com argamassa desumidificadora macroporosa na biblioteca municipal de Valls

Descripción sistema

Localização
Biblioteca Municipal de Valls (Tarragona)
Propriedade
Câmara Municipal de Valls
Data da intervenção
Ano 2021
Aplicador
Brigada da Câmara Municipal de Valls

Distribuidor
Gestão integral do ponto de venda (Bigmat Queralt)
Tipo de trabalho
Trabalhos de restauração
Produtos Molins
PROPAM® CAL SEC
REVAT® MALHA DE FIBRA DE VIDRO 110

Molins, empenhados na manutenção de edifícios históricos e emblemáticos, estamos muito orgulhosos de ter participado na restauração da primeira biblioteca popular inaugurada pelo Mancomunitat da Catalunha em 1918, a Biblioteca Municipal de Valls, situada no alto do Passeig dels Capuchins. Este edifício, obra do arquiteto Lluís Planas, inscreve-se plenamente na ideologia do período noucentista, que definia as bibliotecas como templos da cultura. É a sobriedade e a simplicidade das suas linhas que conferem ao edifício uma sensação de solenidade e grandeza, um grande exemplo da arquitetura noucentista do início do século XX.

Motivo da intervenção

O motivo da intervenção foi o elevado grau de deterioração da fachada, especialmente de todo o rodapé envolvente, devido à humidade ascendente. Era necessário um restauro profundo e a exigência era manter a estética da fachada original e, por conseguinte, recuperar a espessura saliente dos rodapés em relação à fachada.

Era necessária uma argamassa com características desumidificantes, macroporosas e respiráveis, impermeável à água da chuva e que permitisse espessuras elevadas, com uma certa capacidade de moldagem e de trabalho.

Desafios e condicionalismos

A dificuldade acrescida, como já referimos, era a espessura pretendida para a obra, uma vez que os plintos sobressaíam mais do que a face vertical de toda a fachada e, para manter o aspeto original, tinham de ser elevados 8 a 10 cm. Outra particularidade era o facto de ter um plinto duplo e o seu acabamento ser arredondado como a decoração original.

Solução Molins

O produto escolhido pertence à família de produtos de impermeabilização, PROPAM® CAL SEC, dada a sua caraterística especial de libertar a humidade capilar do solo através do vapor, evitando assim a deterioração da fachada, melhorando e aumentando a salubridade do edifício. PROPAM® CAL SEC também pertence a uma gama de produtos exclusivos escolhidos pela sua grande eficácia, qualidade, máximo desempenho e facilidade de aplicação, a gama PROPAM TEC , uma seleção de produtos essenciais para melhorar a imagem da casa por dentro e por fora, num contexto em que a crise sanitária nos fez concentrar no cuidado das nossas casas e nos levou a aumentar o número de renovações.

Execução

Os trabalhos de reabilitação foram efectuados pela brigada do município de Valls, com uma vasta experiência na utilização de argamassas de cal e reabilitação e, em particular, do PROPAM® CAL SEC.
A execução foi efectuada da seguinte forma:

“1. rejunte e limpeza de todo o plinto perimetral de todo o edifício até ao seu suporte de base de alvenaria, em muitos casos já removido sem grande esforço devido à ação de sais e salitre provenientes do solo e depositados na argamassa por humidade capilar. É sempre conveniente rejuntar 50 cm acima da mancha deixada pela humidade ascendente.

“Uma vez eliminadas as partículas desintegráveis, aplicou-se PROPAM® CAL SEC em espessuras de cerca de 2-3 cm, colocando-se uma rede de reforço de fibra de vidro e uma rede de fibra de vidro resistente aos álcalis, REVAT 110 . Esta foi embutida na espessura do revestimento para distribuir as tensões produzidas na fachada; é importante sobrepor a rede colocada entre cada secção em 10 cm. Esta operação foi efectuada até 3 vezes para atingir a espessura necessária, em alguns casos até 10 cm.

3. Na extremidade do duplo rodapé, foi também colocada uma malha de reforço para distribuir as tensões neste ponto.

Apenas a última demão foi deixada lisa, as demãos intermédias foram deixadas com uma certa rugosidade para a ancoragem conveniente da demão seguinte e não deixando passar mais de 24 horas entre demãos.

“Embora o PROPAM® CAL SEC seja impermeável à água da chuva e decorativo, foi acabado com tinta de silicato para manter a respirabilidade e deixar a fachada com uma cor semelhante.

Nota técnica

A humidade devido à ascensão capilar é um dos maiores problemas em edifícios antigos e não tão antigos onde não foram colocados os impedimentos para evitar que ocorra. O facto é que a fundação está em contacto direto com o lençol freático. A água sobe através dos capilares dos materiais das paredes devido a um fenómeno líquido chamado tensão superficial. A tensão superficial em torno do perímetro destes capilares produz uma força com uma componente vertical que faz com que a água suba dentro do capilar até que o peso da coluna de água equilibre a força vertical gerada pela tensão superficial.

A altura atingida pela humidade ascendente depende de vários factores. O diâmetro dos capilares e a evaporação que ocorre em ambos os lados da parede. Em princípio, a mancha “pára” assim que a quantidade de água que é absorvida pela fundação iguala a quantidade de água que a parede é capaz de evaporar. Por conseguinte, quanto maior for a capacidade de evaporação da parede e, portanto, da argamassa com que é revestida, menor será a altura atingida.
A taxa de evaporação depende, portanto, da humidade relativa do ambiente, da temperatura, da porosidade e da permeabilidade dos materiais utilizados, etc.

A água capilar transporta sais dissolvidos que, ao depositarem-se nas superfícies dos elementos de construção, provocam manchas esbranquiçadas, vulgarmente designadas por eflorescências ou salitre.

Estes depósitos nos poros internos do material podem iniciar processos de cristalização expansiva, aumentando o seu volume e criando fortes tensões que provocam a abertura do poro. Os materiais que a sofrem apresentam uma descamação importante, assim, nos rebocos há uma perda generalizada de resistência (jato de areia) e nos tijolos, camadas de alguns milímetros são facilmente destacadas.

Quando estes sais se depositam no interior dos elementos, ocupam a rede capilar, dando origem a criptoflorescências.

A Molins, graças à sua equipa de I&D, conseguiu desenvolver um dos produtos mais ideais para prevenir esta patologia. O produto PROPAM CAL SEC, uma argamassa respirável para a restauração de paredes, tem um dos coeficientes de permeabilidade mais baixos do mercado, o que o torna altamente respirável ao vapor de água. Mesmo assim, é um produto impermeável à água da chuva e pode, portanto, ser aplicado em toda a fachada.

As suas principais características são:
Decorativo (branco com possibilidade de acabamentos).
Impermeável.
Projetável.
Resistente ao sulfureto.
Eficaz a partir de uma espessura de 10 mm.
“Tempo de trabalho mais longo.
“Sem retração (<0,5mm/m).
Alto rendimento.

Resumo também os seus domínios de aplicação
“Restauro de rodapés, muros e fachadas.
Paredes afectadas por ascensão capilar.
Ambientes agressivos com ascensão capilar (SR).
Argamassa de restauro em edifícios antigos.
Reparação exterior e interior de paredes de cal.
Reforço de paredes antigas de cal com rede.