Isolamento térmico no exterior de uma casa de madeira eco-sustentável com o sistema AISTERM.

SoluciónIsolamento térmico no exterior de uma casa de madeira eco-sustentável com o sistema AISTERM.

Descripción sistema

Localização
Sant Quirze del Vallés (Barcelona)
Tipo de obra
Isolamento térmico no exterior
Dimensões
500 m2
Data de intervenção
Ano 2017

Produtos Molins
PROPAM® FIX
PROPAM® AISTERM E ACESSÓRIOS
REVAT® FILME
REVAT® PLAS

A casa de madeira é um tipo de construção que pode competir sem problemas com as construções tradicionais (tijolo, betão,…). Graças ao calor, ao conforto e à versatilidade deste tipo de material, cada vez mais famílias optam por este tipo de construção.

Entre as suas vantagens está o facto de ser uma construção sustentável, uma vez que a madeira regula a temperatura interior e controla a humidade da casa, tornando menos necessária a utilização de elementos de climatização (aquecimento e ar condicionado).

Outra das suas vantagens é o facto de ser uma construção ecológica, rápida de construir, limpa, que consome pouca água e pouca energia, para além de ser um recurso renovável.

Tudo isto, aliado a preços de construção muito competitivos e a um elevado grau de versatilidade na adaptação a qualquer projeto de casa, torna este tipo de habitação cada vez mais atrativo.

Para além disso, estas vantagens podem ser complementadas e melhoradas com sistemas de isolamento térmico pelo exterior (SATE) totalmente adequados a este tipo de construção, obtendo-se assim uma casa eco-sustentável. Este tipo de solução foi proposto e posteriormente implementado na casa descrita neste artigo.

Motivo da intervenção

Aplicação do sistema SATE em habitações eco-sustentáveis na Serra de Collserola.

Desafios e condicionalismos

“O principal desafio que enfrentámos ao realizar esta aplicação é o tipo de suporte caraterístico deste tipo de construção (madeira).
“O Sistema de Isolamento Térmico Exterior fornecido pela Molins deve cumprir o documento base, DB HE para a poupança energética, estabelecido no CTE (Código Técnico da Edificação).
“O novo sistema de revestimento deve ser ecológico e estar de acordo com a filosofia de construção escolhida pelo imóvel.

Solução Molins

Aplicação do SISTEMA AISTERM em todas as fachadas da casa:

“Colocação de painéis de isolamento de poliestireno extrudido (XPS) e fixação dos mesmos com parafusos específicos para madeira.
” Aplicação da argamassa de colagem e reforço PROPAM® AISTERM e da malha PROPAM® AISTERM GLASS FIBRE MESH 160 em todas as fachadas da casa.
” Acabamento do SISTEMA AISTERM com argamassa acrílica REVAT® PLAS após imprimação com REVAT® FILM.

Execução

Aplicação do primário de aderência PROPAM® FIX para melhorar a aderência à superfície do suporte de madeira e evitar a absorção da água da mistura da argamassa colante pela madeira.
Colocar as placas de isolamento XPS com argamassa colante PROPAM® AISTERM sobre o suporte preparado, utilizando uma talocha dentada para pentear a argamassa em todo o dorso da placa.
As placas são colocadas de baixo para cima, a partir de uma das extremidades da casa, unidas de topo, encostadas umas às outras e sem folgas.

3. 24 horas após o assentamento dos painéis com PROPAM® AISTERM, fixá-los mecanicamente com PROPAM® AISTERM WOOD SUPPORT PLUGS, especiais para a fixação de painéis a um substrato de madeira, à razão de 6 tampões por m2.

SATE

“Proteção das lajes através do espalhamento de uma camada de argamassa PROPAM® AISTERM e colocação da malha PROPAM® AISTERM FIBRA DE VIDRO 160 sobre a camada de argamassa fresca, com sobreposições de 10 cm entre malhas consecutivas.
Passadas 24 horas, aplicar uma segunda camada de PROPAM® AISTERM e regularizar a superfície.

” 5. Aplicação de uma demão de revestimento acrílico de fachada REVAT® FILM, após a secagem e endurecimento da argamassa protetora PROPAM® AISTERM, como camada de base e para homogeneizar a absorção do suporte.
Aplicação da argamassa acrílica REVAT® PLAS após 24 horas, como acabamento.

SATE

Nota técnica

A fixação de um Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior (EIFS) é efectuada através da argamassa adesiva e das fixações mecânicas.
A argamassa liga o ETICS ao material de base e transfere cargas e esforços térmicos (dilatação/contração) e os fixadores mecânicos trabalham com a argamassa para contrastar esforços e cargas horizontais (sucção/depressão do vento). É muito importante saber escolher o tipo de cavilha necessário em função do suporte sobre o qual o sistema vai ser fixado.
No caso de suportes de madeira, devem ser utilizadas cavilhas constituídas por uma anilha de plástico e um parafuso metálico para aparafusar a placa de isolamento (EPS, XPS, etc.) ao suporte.

SATE