Renovação do pavimento na estação de metro de Prosperidad

SoluciónRenovação do pavimento na estação de metro de Prosperidad

Descripción sistema

Localização
Estação de Metro PROSPERIDAD
(linha 4), Madrid
Execução
FCC
Tipo de obra
Renovação integral dos pavimentos da estação

Data da intervenção
Ano 2020
Produtos Molins
VAT® PORCELAIN FLEX® PORCELAIN FLEX
BORADA® EPOLUXE

Renovação completa dos pavimentos nas galerias da estação durante os trabalhos de renovação da estação. Este artigo explica em pormenor como foi efectuada a renovação dos pavimentos com materiais adequados a um elevado desempenho e sujeitos a um tráfego pesado contínuo.

Desafios e condicionalismos

“É necessário obter um revestimento resistente e duradouro.
“Modernização dos pavimentos.
“Pavimentos sujeitos a tráfego intenso.

Solução Molins

“Sobre betonilhas colocadas após a remoção de pavimentos antigos.
“Utilizar VAT® PORCELAIN FLEX, cimento cola com ligantes mistos, especial para a colocação de ladrilhos com e sem absorção. Adequado para a colocação de ladrilhos de grande formato.
“Utilizar BORADA® EPOLUXE, argamassa epoxídica decorativa, fácil de limpar, bacteriostática e fungicida para a selagem de juntas azulejo a azulejo.

ADESIVOS E JUNTAS

Execução

1 ) Sobre o suporte previamente regularizado, procede-se à colagem das peças cerâmicas utilizando VAT® PORCELÁNICO FLEX. O adesivo deve ser corretamente aplicado sob o azulejo. Respeitando as devidas juntas azulejo a azulejo e as correspondentes juntas intermédias e perimetrais.

“Antes de iniciar o processo de betumação com BORADA® EPOLUXE , o pavimento deve ser limpo de sujidade e de resíduos de cola nas juntas para evitar problemas de manchas e de falta de espessura.

ADESIVOS E JUNTAS

BORADA® EPOLUXE é um produto de dois componentes num recipiente que contém o componente A sob a forma de uma pasta colorida e o componente B numa lata fechada. A mistura é efectuada corretamente, vertendo o componente B completamente sobre a pasta e misturando os dois componentes com um batedor acoplado a um berbequim elétrico até se obter uma pasta homogénea. Esta mistura é misturada a baixas rotações para evitar o aquecimento da mistura, uma vez que o calor acelera o endurecimento das resinas epoxídicas e reduziria o tempo de vida da mistura.

ADESIVOS E JUNTAS

O processo de enchimento das juntas é efectuado com uma talocha de borracha dura, espalhando o produto na diagonal e pressionando as juntas, até que estas estejam completamente preenchidas. A utilização de uma talocha de borracha dura permite que o excesso de argamassa seja removido com a mesma talocha, evitando assim a perda de material e facilitando a fase de limpeza posterior.

ADESIVOS E JUNTAS

5)Ao mesmo tempo, sem ter de esperar, limpar os restos de BORADA® EPOLUXE com umaesponja embebida em água. Enxaguar frequentemente a esponja e mudar a água quando esta estiver entupida de resina. Para que os panos de trabalho estejam terminados após esta fase. A utilização de água em abundância garante que não fica resina no azulejo. Enquanto um operário insere a junta, outro limpa e define-a por trás, deixando-a acabada.

Nota técnica

As caldas de resina reactiva como a BORADA® EPOLUXE, classificadas RG segundo a norma UNE-EN 13888:2009, são especialmente recomendadas para situações de grande exigência, como o caso deste artigo. Mas não só são utilizadas em situações de elevadas exigências mecânicas, como também em situações de elevadas exigências químicas, como em laboratórios, fábricas, oficinas, piscinas salinas… e, claro, em espaços onde se deve garantir a limpeza e salubridade dos parâmetros, como salas de operações, spas, casas de banho, balneários, cozinhas industriais…

Historicamente, as argamassas à base de epóxi eram argamassas que exigiam uma aplicação muito técnica e profissional por parte dos instaladores. Era necessário tomar muitas precauções para a correcta limpeza posterior das superfícies, utilizando maquinaria específica, água quente, produtos químicos de limpeza… Hoje em dia, graças a BORADA®EPOLUXE, a aplicação deste tipo de argamassas de alto rendimento foi facilitada de tal forma que se incorporou nos trabalhos habituais de alvenaria das nossas reformas, como bases de duche e cozinhas domésticas. Isto permite que o trabalho de betumação seja realizado rapidamente, ficando a obra terminada numa única fase.