Renovação da fachada envidraçada de betão

SoluciónRenovação da fachada envidraçada de betão

Descripción sistema

Localização
C/ Padre Damián, Madrid.
Igreja dos Sagrados Corações
Execução
EKBALAN PROYECTOS Y CONSTRUCCIONES, S.L.
Direção da obra
ROFSO ARQUITECTURA
(www.rofso.com)
Tipo de obra
Fachada ornamental – envidraçada
betão

Data da intervenção
Ano 2020
Produtos Molins
PROPAM® REPAR TECHNO
BETOPAINT (Ral especial)

O restauro da igreja e dos seus
a igreja e os seus vitrais
foi projetado e dirigido
pelo arquiteto Sr. Angel Luis Rofso López,
membro do C.O.A.M. 6.149.

Durante as obras de alargamento da rua Padre Damián, em Madrid, na década de 1960, foi demolida a antiga igreja de estilo neo-mudéjar, que se situava no início da rua, em frente ao estádio Santiago Bernabéu. No seu lugar foi construída a atual igreja, projectada pelo arquiteto Rodolfo García-Pablos González-Quijano (1914-2001). Autor de outras grandes igrejas madrilenas nos bairros de Hortaleza, la Ventilla… A intervenção que aqui mostraremos consiste no restauro e proteção da fachada da Igreja dos Sagrados Corações, feita de vitrais de betão. Este tipo de estrutura começou a ser utilizado em 1920 e popularizou-se nos anos 50, sendo utilizado por grandes arquitectos e artesãos de todo o mundo. Cria um espetacular jogo de luzes no interior dos templos.

A utilização do betão armado constituiu uma alternativa ao tradicional suporte de chumbo para vitrais, graças à sua facilidade de execução em comparação com o chumbo e à durabilidade que oferece.

Descrição

A fachada é limpa da sujidade depositada, eliminando todos os possíveis revestimentos antigos em mau estado, para posterior reabilitação, mantendo a estética e características originais. Procede-se à recuperação dos volumes perdidos ou deteriorados, e da fissuração superficial presente com argamassa de reparação de betão de alto desempenho. Finalmente procede-se ao revestimento decorativo, impermeável e protetor contra os agentes atmosféricos presentes.

Este artigo explica em pormenor como foi realizada a reabilitação do envidraçado de betão, com base na gama de argamassas PROPAM® REPAR TECHNO e nos revestimentos de proteção do betão BETOPAINT.

Desafios e condicionalismos

“Deve ser conseguido um revestimento impermeável e durável, esteticamente adequado à arquitetura restaurada e compatível com as características da fachada.
” Reparação cosmética adequada à textura original do betão, nas zonas com perda de volume.
” Reparação de fissuras superficiais no betão envidraçado.

Solução Molins

“Eliminar as zonas sem coesão ou as partes soltas.
” Utilizar PROPAM® REPAR TECHNO, argamassa fibro-reforçada de elevada aderência, como argamassa de reparação de betão e de proteção de armaduras metálicas. Cumpre os requisitos das normas EN 1504-3, EN 1504-2 e EN 1504-7.
“Utilizar BETOPAINT, um revestimento de copolímeros acrílicos em dispersão aquosa, como acabamento impermeável, estético e protetor do betão contra a carbonatação, de acordo com os requisitos da norma EN 1504-2.

Execução

1 ) Em primeiro lugar, os materiais fracos e danificados da fachada são completamente removidos, de modo a obter um substrato forte, estável e limpo. Para o efeito, é utilizado um jato de água sob pressão para preparar a superfície. Durante este trabalho, são descobertas zonas fracas, fissuras e esboroamento, que devem ser devidamente limpas e posteriormente reconstruídas.

REPARAÇÃO E PROTECÇÃO DO BETÃO
Pormenor das fissuras e do estado da superfície do suporte antes da intervenção.

“PROPAM® REPAR TECHNO é utilizado para reparar as fissuras previamente tratadas e limpas e para recuperar o volume, o que nos permite obter um acabamento liso e adequado à superfície original do betão envidraçado. E permite-nos realizar a reparação sem a necessidade de uma ponte de união, graças à sua elevada aderência ao betão, mesmo em suportes pouco porosos.

REPARAÇÃO E PROTECÇÃO DO BETÃO
Esta fotografia mostra o estado superficial do betão, devidamente preparado e as reparações efectuadas nas fissuras, onde se consegue um acabamento superficial semelhante ao do betão original.

Por fim, o vitral é preparado para a aplicação de BETOPAINT, protegendo os elementos que não vão ser pintados. Com o suporte limpo e devidamente reparado, aplica-se uma primeira demão de BETOPAINT com um rolo e, quando esta primeira demão de primário estiver seca ao tato, aplica-se uma segunda demão.

Nota técnica

O betão forma uma rede capilar no seu interior, através da qual pode passar água e diferentes gases poluentes da atmosfera, como o dióxido de carbono. Após o endurecimento, a água que fica retida no interior evapora-se, formando uma rede de capilares que, juntamente com as bolhas de ar ocluídas, se tornam um ponto de entrada perfeito para agentes externos.

Por outro lado, a presença de fissuras no betão permite a entrada de água e de agentes atmosféricos no interior do betão que, ao entrarem em contacto com a armadura, promovem a sua oxidação, com o consequente aumento de volume devido à formação de óxidos de ferro, provocando o aparecimento de novas fissuras, a formação de pites na armadura… aumentando ainda mais a magnitude do problema.

Assim, independentemente do tipo de armadura utilizada no betão armado, seja ela inoxidável ou não, a presença de fissuras deve fazer soar o alarme do técnico e promover acções de reparação. A manutenção adequada das estruturas de betão é de vital importância para a sua durabilidade, e dentro desta manutenção é muito importante recuperar o bom estado superficial do betão, pois este está diretamente relacionado com a sua durabilidade.

Os revestimentos acrílicos anti-carbonatação das gamas BETOPAINT e BETOPAINT FLEX proporcionam uma proteção adequada às estruturas de betão, quer recentemente executadas, quer após trabalhos de reparação, e são compatíveis com a gama de argamassas de reparação.
com a gama de argamassas de reparação de betão PROPAM® REPAR. Para além de cumprirem os requisitos da norma EN 1504-2 Produtos e sistemas para a proteção e reparação de estruturas de betão. Parte 2: Sistemas de proteção de superfícies de betão.