Restauro de uma fachada antiga com argamassas de cal da gama REVAT® CAL®

SoluciónRestauro de uma fachada antiga com argamassas de cal da gama REVAT® CAL®

Descripción sistema

Localização
C/ Ferraz, 36, Madrid
Execução
ODRA PROYECTOS Y OBRAS, S.L. http://www.odra.es/
Tipo de obra
Edifício de habitação
Data de intervenção
Ano 2019

Trabalhos na fachada completa de um edifício residencial situado na Calle Ferraz, no bairro histórico de Argüelles, em Madrid. A Calle Ferraz data de meados do século XIX e foi fortemente devastada durante a guerra, o que levou a que muitos dos seus edifícios fossem objeto de várias reconstruções e posteriores reparações.

Descrição

Todos os revestimentos antigos e degradados foram removidos para posterior restauro, mantendo a estética e as características originais. O suporte descoberto é constituído maioritariamente por uma mistura de materiais cerâmicos de diferentes épocas. Durante os trabalhos de restauro, verificou-se uma perda considerável de volume em algumas zonas da fachada, principalmente nos lintéis e nos peitoris das varandas e janelas.

Este artigo explica em pormenor como foi efectuada a reabilitação da fachada, com base na gama de argamassas REVAT® CAL.

Desafios e condicionalismos

“O revestimento deve ser impermeável e durável, esteticamente adequado à arquitetura da zona e compatível com as características da fachada.
“A presença de zonas antigas, possivelmente do final do século XIX, e de zonas mais modernas, da segunda metade do século XX, obriga à utilização de materiais compatíveis e adequados a estes suportes.
“Reconstrução de volumes perdidos e recuperação da planimetria da fachada, que após as obras de restauro ficou muito danificada; em algumas zonas é necessário recuperar até 6 cm do volume original da fachada.

REVESTIMENTO DE FACHADAS

Solução Molins

“Eliminar as zonas sem coesão ou as partes soltas.
” Para zonas fracas, friáveis ou pulverulentas, utilizar PROPAM® DUR para melhorar a consolidação do suporte.
” Utilizar o REVAT® CAL MURO (G-M5 de acordo com a norma EN 998-2) como argamassa de alvenaria para o restauro e reconstrução das alvenarias perdidas.
“Aplicar REVAT® CAL FONDO (GP-CSII-W0 de acordo com a norma EN 998-1) como argamassa de ligação e de nivelamento da superfície após a reparação da fachada. Reforçado com malha de fibra de vidro REVAT 110.
“Aplicar REVAT® CAL ENFOSCADO (GP-CSII-W2 segundo a norma EN 998-1), como camada de acabamento hidrófugo, terminando com um acabamento raspado.

Elementos do sistema

REVESTIMENTO DE FACHADAS

Execução

“Em primeiro lugar, os materiais fracos e em mau estado da fachada são completamente eliminados, de modo a obter um suporte resistente e estável, livre de restos de rebocos antigos, tintas, eflorescências, etc. Durante este trabalho, descobrem-se zonas muito débeis que devem ser limpas em profundidade e elementos que perderam a argamassa que os suportava e que devem ser reconstruídos.

Para zonas fracas, friáveis ou pulverulentas, PROPAM® DUR deve ser aplicado com pincel e deixado atuar durante um mínimo de 24 horas. É um consolidante líquido à base de resinas de base solvente, com um elevado poder de penetração, indicado para todos os tipos de superfícies de argamassa com tendência à desagregação superficial. Recupera a coesão superficial e garante a aderência nas fases seguintes.

“Para a recuperação dos volumes, REVAT® CAL MURO (G-M5 de acordo com a norma EN 998-2) é utilizado como argamassa à base de cal para a recuperação e reconstrução das alvenarias perdidas. Os elementos cerâmicos destacados durante o rejuntamento da fachada são substituídos e os volumes perdidos são complementados com novos ladrilhos cerâmicos.

Uma vez recuperado o plano da fachada, REVAT® CAL FONDO é aplicado como argamassa de ligação e nivelamento. Isto permite a aplicação posterior da camada de acabamento final. A superfície composta por materiais de diferentes naturezas e épocas fica assim homogénea. Esta camada é reforçada com REVAT® 110 FIBRA DE VIDRO e malha metálica ancorada ao suporte. A superfície desta camada é rugosa para facilitar a fixação da camada de acabamento final.

” 5. Uma vez endurecida a camada anterior de REVAT® CAL FONDO, aplicar a argamassa REVAT® CAL ENFOSCADO como camada de acabamento hidrófugo, procedendo, após algumas horas de secagem, ao acabamento por raspagem. As secções decorativas e de trabalho são realizadas em diferentes partes da fachada.

Aspeto atual da fachada em relação ao aspeto original

Nota técnica

Perante os desafios da reabilitação de edifícios antigos, onde encontramos fachadas que misturam suportes de épocas muito diferentes, as modernas argamassas de cal pré-fabricadas oferecem um desempenho que combina a tradição e o desempenho das antigas argamassas de cal com as melhores tecnologias modernas no fabrico de revestimentos de fachadas.

A argamassa de cal, ou argamassa pré-fabricada de cal, é atualmente uma argamassa com características mecânicas e de respirabilidade ideais tanto para edifícios antigos como para novas construções. Apresenta um desempenho excecional em suportes heterogéneos, tais como alvenarias antigas com misturas de pedra, cerâmica, madeira, etc., e também um excelente desempenho nos suportes mais modernos e de construção nova.

A gama de argamassas REVAT® CAL, fabricada com cal aérea, proporciona uma elevada transpirabilidade às fachadas. Atingem elevados níveis de impermeabilização e de resistência aos ciclos climatéricos. Permitem obter acabamentos tradicionais como o tirolês, martelado, espiralado ou liso e outros mais modernos como os acabamentos raspados. Além disso, a utilização da gama REVAT® CAL em fachadas favorece a transpirabilidade da parede, graças à sua elevada permeabilidade ao vapor de água, melhorando o conforto e a qualidade do ar interior.