Impermeabilização de piscinas com membrana contínua cimentícia flexível com revestimento cerâmico

SoluciónImpermeabilização de piscinas com membrana contínua cimentícia flexível com revestimento cerâmico

Descripción sistema

Localização
Argentona (Barcelona)
Dimensões
Aprox. 550 m2
Data de intervenção
Ano 2015

Complexo municipal em Argentona (Barcelona) composto por duas piscinas nas quais se efectuou a impermeabilização e posterior revestimento cerâmico. A impermeabilização correcta da bacia da piscina é essencial para evitar perdas de nível de água e garantir o funcionamento ótimo da instalação durante a sua vida útil.

A utilização de membranas cimentícias flexíveis contínuas é a solução ideal para este fim, pois não só oferece as vantagens habituais em relação às membranas descontínuas (eliminação de sobreposições, soldaduras, etc.), como também garante uma compatibilidade total com o cimento cola que será utilizado para assentar os ladrilhos cerâmicos.

Além disso, são capazes de suportar pressões positivas e negativas ou contrapressões e oferecem uma elevada resistência aos movimentos causados por choques térmicos devido à sua elevada flexibilidade.

Motivo da intervenção

“Necessidade de impermeabilizar a piscina principal e de a revestir com um revestimento cerâmico.
“Nova piscina adjacente para uso infantil com o mesmo tratamento.

Desafios e condicionalismos

“Prever uma superfície de aplicação com uma planimetria correcta antes da impermeabilização.
” Aplicar uma membrana cimentícia flexível contínua, que garanta a impermeabilização de ambas as bacias da piscina.
“Aplicar um adesivo que permita uma fixação fácil, segura e rápida dos ladrilhos cerâmicos.
“Utilizar uma argamassa que garanta a impermeabilização da junta de instalação.

Solução Molins

“Utilizar a argamassa de betonilha PROPAM® RECRECIDO PRONTO para nivelar a superfície e criar as inclinações necessárias para a drenagem da água.
“Efetuar meias-voltas em todas as junções parede-parede e parede-laje com a argamassa de reparação PROPAM® REPAR TECHNO.
“Aplicar a membrana cimentícia flexível de impermeabilização contínua FLEXITEC.
“Colocar os ladrilhos com o cimento cola flexível VAT® FLEXIBLE.
“Rejuntar com a argamassa especial para juntas BORADA® PORCELANIC WHITE POLAR.

IMPERMEABILIZAÇÃO
Vista geral das bacias das piscinas a impermeabilizar.

Execução

” Limpeza e higienização dos vasos de betão, que devem estar firmes, limpos, isentos de partículas soltas, compactos, isentos de gorduras, óleos, tintas…
” Regularização e nivelamento da betonilha com PROPAM® RECRECIDO PRONTO (CT-C30-F6) argamassa de presa normal para execução de betonilhas de secagem rápida em espessuras de 10 a 80 mm.
3. realização de meias-canas com a argamassa de reparação PROPAM® REPAR TECHNO, argamassa cimentícia tixotrópica com fibras, de presa rápida e retração compensada (cumpre os requisitos das normas EN 1504-3 classe R4, EN 1504-2 e EN 1504-7). A morfologia da meia-volta permite reduzir as tensões sobre a membrana nas juntas entre a parede e o pavimento.

“Antes de aplicar a impermeabilização, é necessário humedecer ligeiramente o suporte.
” 5. Aplicar uma primeira demão de FLEXITEC, uma argamassa de impermeabilização cimentícia flexível de dois componentes (em conformidade com os requisitos da norma EN 1504-2), sobre a superfície humedecida, utilizando uma trincha ou um rolo numa só direção, sem espalhar excessivamente o material. Passadas 4 horas, aplicar uma segunda demão em sentido transversal à anterior. A espessura final da película deve ser da ordem dos 3-4 mm para garantir a impermeabilização da cisterna.
6. 4 dias após a aplicação da membrana cimentícia flexível FLEXITEC, procede-se ao assentamento dos ladrilhos cerâmicos com o adesivo VAT® FLEXIBLE (C2TES1 de acordo com a norma EN 12004), utilizando uma talocha dentada, devendo os ladrilhos estar devidamente acamados.

“Após 24/48 horas do assentamento dos ladrilhos cerâmicos, estas peças são betumadas com a calda de cimento especial para juntas cerâmicas até 4mm BORADA® PORCELÁNICA (CG2WA segundo EN 13888).

IMPERMEABILIZAÇÃO

“Finalmente, as piscinas são enchidas 21 dias após a betumação.

IMPERMEABILIZAÇÃO

Nota técnica

A impermeabilização correcta do revestimento de uma piscina é uma operação fundamental que não deve ser negligenciada para que a instalação funcione de forma óptima durante toda a sua vida útil.
As condições exigentes de utilização de uma piscina põem à prova os materiais utilizados. O assentamento da piscina, a pressão e a contrapressão da água submetem os azulejos a esforços consideráveis. Cheio ou vazio, o revestimento da piscina está sempre sob tensão, quer pela pressão hidrostática da água (pressão positiva), quer pela contrapressão exercida pelo solo (pressão negativa).

IMPERMEABILIZAÇÃO

Pressão hidrostática POSITIVA
Quando a pressão da água é exercida diretamente sobre a camada de impermeabilização, favorecendo a sua aderência ao suporte (é a pressão exercida pela água que enche a piscina).

IMPERMEABILIZAÇÃO

Pressão hidrostática NEGATIVA ou contrapressão
Ocorre quando a camada de impermeabilização é aplicada no lado oposto da parede e a pressão da água tende a arrancá-la (é a pressão exercida pela água do solo contra o revestimento da piscina).

IMPERMEABILIZAÇÃO

Para garantir a impermeabilização das piscinas, deve ser utilizada uma argamassa de impermeabilização com elevada aderência e flexibilidade, capaz de suportar a pressão hidrostática e a contrapressão e os movimentos provocados pelos choques térmicos.