Argamassas técnicas

Como reparar fissuras em terraços ou superfícies exteriores

Porque é que aparecem frequentemente fissuras no pavimento do terraço?

As fissuras no pavimento do terraço podem aparecer por várias razões, algumas das mais comuns são:

  1. Expansão e contração: O pavimento do terraço expande-se e contrai-se com as mudanças de temperatura e humidade, o que pode provocar fissuras e fendas na superfície. Se o terraço estiver exposto a grandes mudanças de temperatura, como em zonas climáticas extremas, é mais provável que apareçam fissuras no pavimento.
  2. Falta de nivelamento: Se o chão do terraço não tiver sido corretamente nivelado, podem aparecer fissuras devido à acumulação de água em áreas irregulares. Isto pode ser particularmente problemático em áreas com climas chuvosos ou húmidos.
  3. Assentamento ou carregamento do solo: se o terraço tiver sido construído sobre um solo instável ou em movimento, como em zonas sísmicas, podem aparecer fissuras no solo devido a alterações no solo, também devido ao carregamento do edifício com elementos de utilização da propriedade.

É importante notar que as fissuras no pavimento do terraço não são apenas um problema estético, mas podem também ser um problema de segurança, pois podem provocar tropeções ou quedas, e um problema de saúde, pois podem provocar infiltrações de água.

Por conseguinte, é aconselhável tomar medidas para evitar o seu aparecimento, como a escolha de materiais adequados e de qualidade, o nivelamento correto do pavimento e a realização de manutenção e reparações regulares para evitar fissuras e problemas de infiltrações nos terraços.

Reparação de fissuras no terraço: como fazer?

A reparação de fissuras no terraço pode ser uma tarefa simples, se for seguido o procedimento correto. Mas a reparação dependerá do acabamento do terraço, quer se trate de um acabamento cerâmico, acrílico, poliuretano, etc. Neste sentido, resumimos a seguir os quatro passos para o conseguir de forma eficaz:

Passo 1:

Preparar a superfície: Antes de começar a reparar as fissuras, é importante preparar a superfície do terraço para garantir que está limpa e seca. Para isso, é necessário remover a sujidade, o pó e os detritos com uma vassoura, um aspirador ou uma mangueira de água pressurizada.

Abrir e limpar as fendas manualmente ou com uma rebarbadora até um mínimo de 2 cm se se tratar de argamassa de betonilha e 1 cm mais do que a espessura do ladrilho no caso de revestimento. Certifique-se de que nenhum tubo pode ser cortado.

Passo 2:

Aplicar o vedante: Uma vez que a superfície esteja limpa e seca, é necessário aplicar um vedante de juntas na parte inferior. A Molins dispõe de um selante para o tratamento de juntas e fissuras, o BETOFLEX MS45, um selante de polímeros modificados de grande durabilidade e totalmente inócuo, que pode ser aplicado com pistola de pulverização. A aplicação deve deixar pelo menos 1 cm acima para a aplicação da argamassa ou da espessura do revestimento cerâmico.

Passo 3:

Deixar secar: Depois de aplicar o selante, deve deixar-se secar durante, pelo menos, 24 horas antes de continuar com a reparação. Durante este período, é importante evitar que o convés fique molhado para que o selante possa secar corretamente.

Passo 4:

Preenchimento com argamassa: Uma vez que o selante esteja seco, a fenda ou junta pode ser preenchida com argamassa. Esta argamassa pode ser PROPAM® REPAR TECHNO 20 ou, no caso das juntas cerâmicas BORADA PLUS de Molins, na cor que melhor corresponda à existente, e deve ser aplicada com uma espátula para garantir que fica bem nivelada. Depois de aplicar a argamassa, deve-se deixar secar durante pelo menos 48 horas antes de caminhar sobre o terraço.

Se já existirem ladrilhos cerâmicos soltos, recomenda-se intervir com o elástico BETOTAPE SEAL colado e coberto com o impermeabilizante PROPAM® IMPE FLEX antes de voltar a colar os ladrilhos existentes.

No caso de terraços com acabamentos em acrílico ou poliuretano, podemos terminar as reparações com BETOPAINT 91 FIBRAS ou PROPAM PUR, respetivamente.

É importante notar que, se as fissuras no terraço forem muito grandes ou ocorrerem com frequência, será necessária uma análise mais aprofundada da estrutura do terraço para identificar possíveis problemas de fundação ou estruturais que estejam a causar as fissuras. Nestes casos, é aconselhável procurar o conselho de um profissional especializado.

Produtos Molins para a reparação de fissuras em terraços

BETOFLEX MS45:

Nova tecnologia de massa adesiva selante polimérica elástica à base de polímeros monocomponentes modificados com silano de alta qualidade, adequada para a selagem e colagem da maioria dos substratos utilizados na indústria da construção, obras civis-residenciais, estaleiros navais, automóveis, etc. Mantém-se elástico após a cura. Excelente aderência e resistência química.

SELO BETOTAPE:

Banda elástica impermeável de alto desempenho para selagem de juntas e encontros. É um sistema de vedação de alto desempenho para juntas de dilatação, juntas, meias-juntas, fendas ou fissuras, composto por uma faixa de elastómero termoplástico (TPE) altamente elástica e impermeável, com um geotêxtil de polipropileno termo-soldado em toda a sua superfície e em ambos os lados. Uma vez fixada ao suporte, permite a deslocação da junta, tanto no interior como no exterior.

PROPAM® IMPE FLEX:

Argamassa hidráulica que actua como revestimento impermeabilizante flexível, é formulada com cimento, agregados seleccionados e resinas impermeabilizantes especiais. É um dos produtos recomendados para a impermeabilização de terraços.

BORADA® PLUS:

É uma argamassa especial à base de cimentos especiais, agregados siliciosos de granulometria selecionada, aditivos orgânicos e inorgânicos e pigmentos minerais estáveis.

BORADA® UNIVERSAL:

Argamassa especial à base de cimento, agregados de granulometria selecionada, resinas, aditivos orgânicos e pigmentos minerais estáveis.

BETOPAINT 91 FIBRAS:

Revestimento monocomponente à base de resinas acrílicas em dispersão aquosa, fibras e cargas especiais, que, uma vez seco, forma uma membrana impermeável, contínua, flexível e elástica para aplicação em telhados e terraços.

PROPAM® PUR:

Membrana de poliuretano líquido pigmentado monocomponente que forma uma membrana contínua impermeável, altamente elástica, resistente às intempéries e com excelente aderência quando polimerizada, para impermeabilização e proteção de superfícies.

POLIÉSTER DE BETOFIBRA:

É um geotêxtil de fibra de poliéster resistente a solventes, adequado para o reforço de pontos singulares e áreas problemáticas na aplicação de membranas de impermeabilização poliméricas.

Produtos em destaque:

Gostaria de receber mais informações?

Preencha este formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível 🙂