Colocação de cerâmica: Juntas

Como podemos assegurar a manutenção e a limpeza dos nossos selos?

Muitas vezes, escolhemos os azulejos de cerâmica como o acabamento perfeito para a decoração da nossa cozinha, da nossa casa de banho, do nosso terraço, do nosso chão ou da parede de qualquer divisão da casa, mas, passado algum tempo, começa a aparecer sujidade entre as juntas e perguntamo-nos qual é a melhor solução para garantir a sua manutenção e limpeza adequadas.

Bem, devemos saber que existem diferentes soluções para o enchimento de juntas que variam consoante o tipo de cerâmica utilizada, a largura das juntas, se estão localizadas no exterior ou no interior ou se vão estar ou não em contacto com água ou outros agentes químicos. Podemos até escolher a cor e considerar a textura das juntas para obter o efeito desejado.

Uma junta para cada necessidade

Neste sentido, existem no mercado diferentes tipos de soluções que se adaptam a cada uma destas necessidades. Por exemplo, para um revestimento cerâmico rectificado, com juntas, que a Norma EN 138002 estabelece como mínimo de 1,5-3 mm, utilizaremos a Borada Porcelânica, que pode ser aplicada em qualquer tipo de pavimento ou revestimento, tanto interior como exterior, até 4 mm.

Borada Universal é outro tipo de betume adequado para o preenchimento comum de juntas entre 1 e 15 mm em exteriores e interiores, uma vez que tem boa resistência mecânica e é resistente à água.

Por outro lado, se necessitarmos de uma solução de junta cimentícia melhorada com propriedades anti-mofo e repelentes de água, podemos escolher Borada Plus, um produto concebido para o preenchimento de juntas cerâmicas entre 1 e 15 mm, com tempos de espera curtos para limpeza, bem como para a facilidade de deslocação e instalação do pavimento ou revestimento.

Por último, para as juntas entre peças cerâmicas expostas ao contacto permanente ou ocasional com agentes químicos, como a cloração salina das piscinas, existe Borada Epoluxe, que evita o desenvolvimento de bactérias e fungos, e facilita a limpeza nos locais onde se instala (cozinhas, piscinas, spas, locais comerciais, empresas químicas e alimentares, laboratórios, etc.), evitando o envelhecimento e as manchas com cores estáveis ao longo do tempo.

Vemos, portanto, que para a correcta manutenção e limpeza das juntas cerâmicas, é essencial selecionar o enchimento de juntas que melhor se adapte às nossas necessidades. Para isso, a equipa técnica da Molins aconselha e forma os seus clientes para selecionar a solução mais adequada em cada caso.