Empresa

O IDAE concede um subsídio para a substituição de empilhadores a diesel por empilhadores eléctricos na fábrica de Quer (Guadalajara).

O Instituto para a Diversificação e a Poupança de Energia (IDAE) aceitou conceder uma ajuda financeira para a substituição de empilhadores com motores de combustão a diesel por outros com motores eléctricos na fábrica de Molins de Quer (Guadalajara). A subvenção será utilizada para a aquisição de 3 empilhadores eléctricos. Esta operação permitirá substituir o consumo atual de combustíveis fósseis, como o gasóleo, no processo de movimentos logísticos internos da fábrica por energia eléctrica.

O projeto de Molins gera benefícios ambientais significativos. Quando estiver a funcionar em pleno, foram conseguidas poupanças de energia de 10,14 toneladas de equivalente de petróleo (tep)/ano, evitando a emissão de 31,82 toneladas deCO2 para a atmosfera por ano.

O apoio financeiro do IDAE ascende a 23.952,60 euros, financiados através do programa de ajuda à poupança e eficiência energética nas PME e grandes empresas do sector industrial. Este programa é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), coordenado pelo IDAE e gerido pela Direção-Geral da Transição Energética – Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Governo Regional de Castilla-La Mancha, com o objetivo de alcançar uma economia mais limpa e sustentável.

O IDAE é a entidade do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, responsável por contribuir para o processo de transição energética e para a concretização dos objectivos do país em termos de melhoria da eficiência energética, das energias renováveis e de outras tecnologias de baixo carbono.