Recheios e âncoras

As ancoragens metálicas e a sua importância no sector da construção

Para que servem as ancoragens metálicas?

As ancoragens metálicas, executadas com cavilhas, barras ou parafusos, são utilizadas para fixar diferentes tipos de elementos a uma base, que pode ser de betão, pedra, tijolo…

Na Molins, dispomos de diferentes soluções para a execução de ancoragens metálicas em função das características do suporte e do desempenho necessário a ser alcançado, que se diferenciam principalmente em ancoragens realizadas com argamassas à base de cimento ou à base de resina.

Cada um deles é concebido para funções específicas de acordo com as suas características, por exemplo, para enchimento de leitos de máquinas, nivelamento de suportes de pontes, ancoragem geral de máquinas, fixação de barras de aço estruturais, ligações em lajes de pavimento, ancoragem em fachadas ventiladas, fixação de postes, tubos de passagem, etc.

Por conseguinte, as argamassas de ancoragem são utilizadas no sector da construção numa vasta gama de opções, proporcionando uma elevada aderência a diferentes substratos e à própria ancoragem metálica, que é normalmente feita de aço ou aço inoxidável, ao mesmo tempo que preenchem lacunas como no caso da instalação de lajes com argamassas de ancoragem fluidas.

Por exemplo, dispomos de uma gama de cimentos de enchimento e de ancoragens como PROPAM® GROUT, PROPAM® 110 SERENA, PROPAM® 140 SERENA, PROPAM® 180 SERENA, PROPAM® 140 STANDARD, PROPAM® 180 STANDARD, PROPAM® 810 R, PROPAM® 840 R, PROPAM® 810 R e PROPAM® 840 R.

Dispomos também de obturações e ancoragens em resina com materiais muito específicos como PROPAM® NF VINYL, PROPAM® NF EPO, BETOPOX ANCLAJES e PROPAM® NF POLI.

O que são âncoras metálicas?

As ancoragens metálicas são utilizadas na construção para a fixação de placas metálicas estruturais ou não estruturais a uma base, normalmente de betão ou tijolo. Permitem a transferência de cargas entre estes elementos.

Propriedades das ancoragens metálicas

Como todos os produtos de construção, têm uma série de propriedades que devem ser conhecidas em profundidade antes da sua utilização. São resistentes, fáceis e rápidos de instalar e muito utilizados na construção. Por conseguinte, tornaram-se um elemento essencial na construção.

Resistência mecânica muito elevada

As ancoragens metálicas transmitem a carga entre diferentes elementos, pelo que o material com que são ancoradas deve ter um desempenho adequado.

A resistência mecânica é a capacidade que os corpos têm de resistir a determinadas forças aplicadas sem se romperem. Tendo isto em conta, podemos dizer que as argamassas de ancoragem e enchimento são materiais que possuem uma elevada resistência mecânica, sendo esta uma das suas propriedades mais características.

Elevada fluidez

Outra das propriedades deste tipo de argamassa para enchimento e ancoragem é o facto de poder ser facilmente bombeada ou aplicada por vazamento. Permite que o espaço livre entre a placa metálica instalada e o suporte de betão seja completamente preenchido. Favorecendo uma adequada transmissão de forças ao suporte.

Sem encolhimento

A retração é o processo que provoca a retração de uma argamassa de cimento devido a uma diminuição do volume, durante a presa e o endurecimento precoce. Isto é causado pela perda do excesso de água após a hidratação da argamassa. As argamassas de enchimento e de ancoragem de cimento são isentas de retração, garantindo assim uma capacidade de enchimento e de suporte total em toda a superfície.

Aderência muito elevada ao aço e ao betão

Este tipo de argamassas são materiais que devem ter uma elevada aderência ao aço e ao betão.

Poderá estar interessado em: Reparação de betão em ambientes extremos: argamassa sulforesistente

Cuidados a ter em conta na colocação de ancoragens metálicas em betão

Quer se utilize argamassa de cimento ou resina, o primeiro passo a dar antes de começar é verificar se o suporte de ancoragem cumpre todas as especificações técnicas necessárias para a aplicação do material. Caso não cumpra, devemos primeiro concentrar-nos em resolver este problema para depois podermos efetuar a ancoragem corretamente.

Deve também ter-se em conta que a zona onde vai ser aplicada a argamassa deve estar limpa de sujidade e de partes fracas para que haja uma melhor aderência e não cause qualquer tipo de problema.

Conselhos de Molins sobre a instalação de ancoragens metálicas

A utilização de qualquer um destes produtos é simples, desde que sejam seguidas as instruções estabelecidas. De igual modo, na Molins, com quase cem anos de história e líder no sector do fabrico de argamassas, contamos com especialistas que colocam sempre a satisfação do cliente em primeiro lugar e, para isso, têm em conta uma série de conselhos sobre argamassas cimentícias:

  • Qualquer argamassa de cimento deve ser aplicada atemperaturas entre +5 °C e +30 °C.
  • É essencial não adicionar quaisquer substâncias adicionais que possam deteriorar as propriedades do material.
  • Quando a argamassa tiver a consistência correcta, não adicionar mais água, utilizar sempre as medidas indicadas pelo fabricante.
  • Durante os primeiros dias, proteger a área da reforma da luz solar direta ou de rajadas de vento.

Da mesma forma, também têm recomendações para obturações e ancoragens de resina:

  • Aplicar a temperaturas entre +10 °C e +35 °C.
  • A temperatura da resina deve ser de, pelo menos, +20 °C.
  • Cada vez que os cartuchos são reutilizados, deve ser utilizado um novo misturador.

Produtos em destaque:

Gostaria de receber mais informações?

Preencha este formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível 🙂