Reparação e proteção de concreto

Cortec MCI em engenharia civil e pontes

Saiba mais sobre o Cortec MCI para Obras Civis.

Neste post, explicamos as características e vantagens do Cortec MCI para obras civis. Saiba mais com a Molins.

A importância dos inibidores de corrosão em obras de construção civil e pontes

O betão armado está muito difundido na construção em grande escala, tanto em edifícios de vários tipos e funções como em túneis, pontes e um grande número de obras industriais. A maior parte das pontes, bem como um grande número de infra-estruturas de engenharia civil, são construídas em betão armado.

As estruturas de betão armado estão generalizadas como uma solução altamente eficaz devido à sua enorme resistência. No entanto, o betão, tal como o aço e outros elementos de construção, também está exposto à corrosão, especialmente quando localizado perto da costa.

Assim, este tipo de materiais pode sofrer processos de degradação, tanto em edifícios como em projectos de obras civis, o que torna necessária a realização de trabalhos de manutenção e reparação.

O betão constitui uma tela de proteção externa para as armaduras contra a corrosão, proporcionando durabilidade ao elemento estrutural, tanto física como quimicamente. Por conseguinte, para manter intactas a sua estabilidade e funcionalidade, as estruturas de betão requerem certos cuidados e um plano de manutenção, que será condicionado por diferentes aspectos como a utilização, o ambiente de exposição, a regulamentação em vigor…

Não devemos esquecer que o betão envelhece com o passar do tempo, perdendo parte das propriedades iniciais de proteção contra a corrosão que oferece às armaduras.

É da nossa responsabilidade tornar as reparações das estruturas mais resistentes à corrosão e, por conseguinte, mais duradouras. Isto é especialmente importante em ambientes severamente corrosivos. Uma maior durabilidade significará menos reparações, maior integridade estrutural e uma vida útil mais longa, o que se traduzirá também numa maior sustentabilidade, também no caso das pontes e de qualquer outro grande desenvolvimento de infra-estruturas civis.

Poderá ter interesse em: Construção Sustentável: Placas de origem vegetal (Sistema SATE)

Na Molins utilizamos a tecnologia mais avançada em Inibição da Corrosão Migratória MCI®, com base na qual desenvolvemos as argamassas técnicas mais avançadas do mercado: PROPAM® REPAR TECHNO 40 MCI e PROPAM® REPAR TECHNO FLUID MCI.

Trabalhamos para desenvolver soluções eficazes para o tratamento integral das estruturas de betão armado, que garantam a qualidade e a durabilidade dos trabalhos de conservação e manutenção de edifícios e infra-estruturas civis de todos os tipos.

Oferecemos aconselhamento técnico e uma vasta gama de produtos para a reparação de estruturas e pilares de betão armado. Os nossos produtos também previnem eficazmente a corrosão do betão, prolongando assim a vida útil das estruturas das pontes.

Vantagens e propriedades do CORTEC MCI-2021

E outro dos produtos essenciais da Molins para a proteção do betão é o CORTEC MCI-2021, um selante de superfície que traz uma série de benefícios, utilizando uma mistura de silicatos reactivos, agentes activadores de superfície e inibidores de corrosão migratória para proteger o betão armado contra a corrosão.

Penetra no betão, migrando através dos poros da estrutura, formando uma película protetora à volta da armadura. Cumpre os requisitos da norma EN 1504-2. Possui marcação CE 2+, para utilização na construção e em todo o tipo de obras de engenharia civil.

Entre os seus domínios de aplicação, podemos destacar:

  • Estruturas de betão armado, pré-fabricadas, pré-esforçadas, pós-tensionadas ou marítimas.
  • Pontes, auto-estradas, ruas de betão com armaduras de aço expostas a ambientes corrosivos.
  • Plataformas, rampas e garagens de estacionamento.
  • Pilares, estacas, pilares, tubos e postes de betão.

Outro produto para a reparação de betão em ambientes extremos é a Argamassa Sulforesistente.

Neste post, destacamos todas as vantagens e enumeramos as propriedades da CORTEC MCI 2021, embora em Molins tenhamos uma área técnica onde colocamos à disposição dos nossos clientes uma bateria de ferramentas para facilitar o seu trabalho e o seu dia a dia.

Entre as suas propriedades, protege contra os efeitos nocivos da corrosão, mesmo no betão mais denso. O inibidor migratório impede a corrosão das zonas oxidadas. Atrasa o início do processo de corrosão, ao mesmo tempo que reduz a taxa de corrosão, aumentando a vida útil da armadura.

Para além disso:

  • Facilmente aplicado por spray, rolo, pincel, etc., reduzindo os custos de equipamento e mão de obra.
  • Não é tóxico, pois não contém nitrito de cálcio, fosfatos ou solventes.
  • Orgânico, seguro e amigo do ambiente.
  • Bloqueia o ataque da carbonatação e dos cloretos.
  • É à base de água e não inflamável para um manuseamento fácil.

Por fim, desloca-se para as zonas adjacentes para proteger os metais. Aumenta a durabilidade do betão armado e aumenta a sua resistência à abrasão. Protege contra o ataque ácido e químico e penetra profundamente no betão para proteger o ânodo e o cátodo.

Produtos em destaque:

Gostaria de receber mais informações?

Preencha este formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível 🙂