Reparação e proteção de concreto

O que é a carbonatação do betão?

A carbonatação do betão é um processo natural que ocorre quando o dióxido de carbono presente no ambiente reage com a água ou com a humidade retida, reduzindo o seu pH.

Para que um betão seja considerado um meio alcalino que protege ou passiviza as armaduras, deve apresentar valores de pH da ordem dos 12-13. A redução do pH devido à carbonatação implica a perda desta capacidade protetora e, portanto, o processo de corrosão das armaduras é ativado, sempre nas condições adequadas.

Causas visíveis e estruturais do betão carbonatado

Com o tempo, o betão inicia o chamado processo de carbonatação, embora não estejamos conscientes deste fenómeno até que as consequências comecem a ser visíveis. Uma descoberta precoce permitirá tratar e resolver o problema pela raiz.

É necessária uma investigação exaustiva para descobrir se a carbonatação já começou. No caso de necessitar de uma análise com resultados rápidos, a forma mais aconselhável é extrair uma peça, de preferência da área danificada, e analisá-la.

Uma vez obtidos os resultados, poderemos saber o grau em que a estrutura está afetada e procederemos à análise do tratamento mais adequado, tendo sempre em conta que este problema não se repetirá.

Efeitos da carbonatação do betão

O efeito da carbonatação é a oxidação das armaduras. Este processo provoca um aumento do seu volume, causando tensões internas na estrutura do betão sob a forma de fissuras e fendas.

Oxidação da armadura

Antes de iniciar qualquer tratamento, temos de ter a certeza de que o problema é um processo de carbonatação. Quando tivermos isso claro, começaremos com o teste da fenolftaleína, que é um indicador de pH e, dependendo do grau, poderemos saber em profundidade em que estado de carbonatação se encontra. Se o pH do elemento for superior a 9, muda de cor para rosa, e se for inferior, a cor mantém-se.

Carbonatação do betão: A solução ideal para o problema

Na Molins dispomos dos melhores produtos para enfrentar a carbonatação do betão: a tinta anti-carbonatação elástica BETOPAINT FLEX é um revestimento elástico indicado para proteger o betão e a argamassa contra a carbonatação. É permeável ao vapor de água, permitindo que o substrato respire.

O selante de superfície CORTEC MIC 2021, que utiliza uma mistura de silicatos reactivos, agentes activadores de superfície e inibidores de corrosão migratórios para proteger o betão armado contra a corrosão.

Destaca-se pela sua capacidade de retardar o início do processo de corrosão, reduzindo a velocidade da corrosão, aumentando a vida útil da armadura, pela sua fácil aplicação e por ser orgânico e amigo do ambiente.

Por fim, temos o BETOPAINT, um revestimento para proteção de betão e argamassa contra a carbonatação, desenvolvido à base de copolímeros acrílicos em dispersão aquosa, monocomponente, impermeável, com acabamento decorativo e resistente aos agentes atmosféricos.

Produtos em destaque:

Gostaria de receber mais informações?

Preencha este formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível 🙂