Reparação e proteção de concreto

Reparação de pilares de betão armado: os nossos conselhos

As estruturas de betão armado estão generalizadas como uma solução altamente eficaz devido à sua enorme resistência. O betão armado está muito difundido na construção em grande escala, tanto em edifícios de vários tipos e funções como em túneis, pontes e um grande número de obras industriais.

No entanto, mesmo estes materiais podem sofrer danos e necessitar de reparações. A realidade mostra que, tal como muitos outros materiais de construção, estes sofrem processos de degradação significativos que exigem trabalhos de manutenção e reparação.

Na Molins somos especialistas. E oferecemos-lhe aconselhamento técnico e uma vasta gama para a reparação de estruturas de betão armado. Assim, para a reparação de pilares de betão armado, podemos oferecer-lhe muitos conselhos. Temos tudo o que precisa para pôr mãos à obra.

Pilares de betão armado: definição

Para começar, um pilar de betão armado é um elemento estrutural vertical que recebe as cargas dos diferentes pisos do edifício e as transmite à fundação.

Apesar da enorme resistência do betão armado, os pilares de betão armado também sofrem de danos, fissuras e humidade, que exigem todo o tipo de reparações.

A importância da reparação de pilares de betão armado.

Na Molins, dispomos de uma equipa técnica que lhe pode oferecer a solução mais adequada em função dos danos. Os nossos profissionais explicarão passo a passo como resolver problemas como a reparação de uma coluna fissurada ou de uma armadura oxidada.

A primeira coisa a ter em conta é que a reparação atempada de um pilar de betão armado evita o desenvolvimento de fissuras, fendas ou esboroamento.

Estamos a falar de elementos construtivos que não oferecem a sua segurança máxima e põem em perigo o edifício, pelo que é essencial reparar os pilares para preservar a segurança total da estrutura e, claro, dos habitantes do edifício.

É, portanto, essencial conhecer as causas dos danos no pilar para fazer um diagnóstico correto da patologia: falhas de conceção, defeitos de execução, fugas de água, erosão, condições atmosféricas, ferrugem e corrosão que fissuram o pilar de betão, etc.

Somos especialistas e trabalhamos há quase cem anos em todos os tipos de soluções para qualquer tipo de dano. O mais comum e frequente é a carbonatação, um processo químico em que o betão perde a sua capacidade de proteger as armaduras contra a corrosão. A carbonatação avança como uma frente no betão e quando chega à armadura, na presença de humidade, começa a corrosão.

Os vergalhões, à medida que enferrujam, aumentam de volume, produzindo tensões internas no betão que resultam em esboroamento ou esboroamento, o que pode eventualmente enfraquecer a estrutura.

A corrosão das armaduras pode também ser provocada pela ação dos cloretos, designada por corrosão por pites, comum nas zonas costeiras ou montanhosas onde são utilizados sais de degelo (ocorre em determinados pontos da armadura, de forma descontínua).

Conselhos para a reparação de pilares de betão armado

REPARAÇÃO E PROTECÇÃO DO BETÃO

Por todas estas razões, é prioritário estabelecer um mapa de deterioração para tomar decisões e escolher os melhores produtos da nossa gama. Quanto mais cedo vier à Molins, mais cedo receberá os nossos conselhos técnicos e conhecerá as diferentes formas de reparar da melhor maneira.

Como reparar um muro, um pilar ou qualquer estrutura de betão armado? Temos os melhores conselhos e material audiovisual na nossa secção de formação eletrónica. Explicamos em pormenor como resolver problemas em pilares de betão afectados por diferentes patologias e como reparar, proteger e reforçar estruturas. E oferecemos-lhe casos concretos e obras de referência em que Molins detalha a reparação passo a passo.

Em termos gerais, para a reparação de um pilar com patologias, não podemos esquecer aspectos fundamentais como: o escoramento da estrutura e as notas de ação anteriores; a demolição do betão em mau estado; a limpeza das armaduras até à eliminação total da ferrugem; a proteção das armaduras com produtos especiais para conseguir revestimentos protectores; a recomposição da geometria inicial dos pilares com argamassa, etc.

No caso de um edifício com danos graves nos seus pilares, não hesite em contactar a equipa da Molins para receber o aconselhamento técnico necessário.

Dispomos de uma vasta gama de produtos. As nossas argamassas de reparação da gama PROPAM® REPAR TECHNO são tixotrópicas, resistentes ao enxofre, ideais para reparações complexas e em ambientes exigentes. Estamos a falar da reabilitação de todos os tipos de estruturas de betão onde a armadura foi exposta e deve ser protegida.

Propriedades desta gama:

  • Reparação estrutural com um único produto e num único passo.
  • Elevada resistência mecânica.
  • Resistência aos sulfatos.
  • Elevada tixotropia.
  • Aplicável em espessuras de 2 a 50 mm manualmente ou por pulverização.
  • Protege a armadura contra a corrosão.

Além disso, entre as suas aplicações, destacamos que é ideal para pilares, vigas, bordos de lajes e lajes. Mas também para todo o tipo de reparação de betão estrutural e reabilitação estrutural de edifícios.

Neste sentido, para a reparação de betão estrutural , dispomos de PROPAM® REPAR TECHNO 40 e PROPAM® REPAR TECHNO, Classe R4. Recomendamos a leitura do nosso post sobre a argamassa R4 e o seu papel na reparação.

Ambos os produtos são recomendados para a reparação estrutural de pilares, mas também para frentes de varandas, bordos de lajes, cornijas, etc. e estruturas de betão pré-fabricado com um acabamento estético fino.

Recomendamos igualmente estes dois produtos para a reconstrução de vigas ou pilares com armaduras expostas, bem como para a realização de meias canas em trabalhos de impermeabilização.

E para as reparações não estruturais, a Molins também oferece as suas soluções:

PROPAM® REPAR TECHNO 20 (argamassa fibro-reforçada resistente ao enxofre para reparação de betão) e PROPAM® REPAR 20R (para reparação de endurecimento rápido em 2 horas), ambos com a máxima fiabilidade e eficácia. Adequado para a reparação estética de frentes de varandas, bordos de lajes, reparação e regularização de fachadas, bordos, fissuras, execução de meias-voltas…