Revestimentos de cal

A cal, aliada histórica do restauro e da conservação das fachadas

A passagem do tempo deixa a sua marca não só em nós, mas também nos nossos edifícios. A exposição às condições climatéricas deteriora, por exemplo, as fachadas, tornando necessário um restauro, que deve ter escrupulosamente em conta as características de cada edifício.

Neste sentido, a cal é, desde há séculos, a matéria-prima utilizada para a conservação dos exteriores dos edifícios. Atualmente, a cal é uma solução estrela na recuperação de infra-estruturas históricas ou antigas, onde é importante escolher soluções com características semelhantes às do passado e adequadas a suportes fracos.

Para além disso, este material destaca-se por incorporar menos ou mesmo nenhuma adição de cimento, o que o torna uma solução circular e sustentável na construção devido à sua origem calcária.

Da mesma forma, a utilização de argamassas à base de cal, agregados seleccionados, resinas sintéticas e aditivos, permite obter uma restauração altamente decorativa tanto em fachadas como em interiores e, em geral, em todo o tipo de edifícios. Estes componentes são altamente transpiráveis e permeáveis ao vapor de água, o que também facilita os trabalhos de alvenaria.

Precisamente neste sentido, outra das grandes vantagens da cal para a renovação de fachadas é a sua fácil aplicação, graças à sua capacidade de dar plasticidade e cremosidade ao produto que a incorpora, proporcionando sempre um rendimento superior ao das argamassas de cimento. Para além disso, as argamassas de cal são como um bom vinho, melhoram com o tempo. A cal reage com o CO2 ambiente para endurecer, formando carbonato de cálcio, razão pela qual as argamassas de cal aplicadas na época romana continuam a melhorar a sua resistência.

Com o objetivo de potenciar todas estas e outras propriedades da cal no sector da construção, Molins, pioneira na sua utilização na península e conhecedora das particularidades deste material, desenvolveu REVAT® CAL, uma ampla gama de revestimentos de cal que se adaptam a diferentes superfícies em função das necessidades dos profissionais. Estas argamassas permitem obter desde um acabamento fino com espátula REVAT® CAL ESTUCO, até um acabamento liso mate ou brilhante, utilizando REVAT® CAL FINO.

REVESTIMENTOS DE CAL

Por outro lado, Molins, dentro da gama de impermeabilização, tem uma solução de cal para uma das principais patologias construtivas que ocorrem nas habitações: a humidade capilar. A argamassa de revestimento PROPAM® CAL SEC actua como um filtro impermeável para a água da chuva, evaporando ao mesmo tempo a humidade proveniente do pavimento e do seu suporte. É altamente decorativa e fácil de aplicar, permitindo renovar paredes afectadas por humidade freática e eflorescências, bem como prevenir este tipo de humidade em construções novas. Graças às suas propriedades, é a solução perfeita para acabar com as temidas manchas inestéticas que aparecem nas fachadas e paredes exteriores de casas e edifícios.