SATE - Isolamento térmico

30% da energia escapa através de pontes térmicas

Segundo dados da Molins, empresa especialista em soluções inovadoras para a construção saudável, 30% da energia que escapa dos edifícios fá-lo através de pontes térmicas, pontos críticos como pilares, lajes, caixas de estores, aberturas como janelas ou varandas onde a continuidade de isolamento é quebrada.

Precisamente para acabar com elas, bem como para melhorar o conforto interior, reduzir um terço das emissões que os edifícios libertam para a atmosfera e poupar pelo menos 30% na fatura energética, Molins propõe o sistema de isolamento térmico exterior que, segundo os dados da empresa, será o principal responsável pela melhoria energética do parque habitacional até 2030.

Estes sistemas conferem ao edifício uma pele isolante e impermeável no exterior, protegendo-o do frio e do calor, bem como de outros agentes naturais como a chuva. Desta forma, são eliminadas as mudanças drásticas de temperatura no interior das habitações, tanto no inverno como no verão, bem como a condensação e a humidade que surgem.

Além disso, como é instalado no exterior da casa, não reduz o espaço interior – que é afetado pelos sistemas tradicionais – pelo que é possível permanecer em casa durante a instalação. Da mesma forma, este tipo de sistema, que aumenta o conforto e a qualidade de vida em casa, também melhora e moderniza a imagem dos edifícios e pode mesmo aumentar o seu valor em mais de 20%, segundo dados da Andimac, a associação patronal da renovação.

Uma solução comprovada

Neste contexto, a Molins propõe a sua gama de sistemas PROPAM® Aisterm como solução de isolamento térmico pelo exterior, certificada pelo Instituto Eduardo Torroja através da Avaliação Técnica Europeia (ETA) 09/0005, bem como pela sua Declaração Ambiental de Produto (EPD) 007-001-03, que garantem a sua funcionalidade e sustentabilidade.

Este sistema, concebido tanto para a construção nova como para a reabilitação de edifícios, é composto por diferentes elementos que funcionam em conjunto e é compatível com todos os tipos de isolamento, tais como EPS, XPS, lã mineral, fibra de madeira, cortiça, etc. Também dispõe de diferentes acabamentos (mineral, argamassas acrílicas de alto rendimento e diferentes texturas ou cerâmicas) para se adaptar a todo o tipo de exigências e necessidades.

Consoante o acabamento selecionado, apresenta vantagens adicionais, como a repulsão da água da chuva para melhor resistir aos efeitos das intempéries e ser um sistema de auto-limpeza, como no caso do acabamento acrílico siloxânico, ou a diversidade estética proporcionada pelo acabamento cerâmico.

Em qualquer caso, a Molins dispõe de um serviço integral no local que aconselha antes, durante e depois da instalação; um serviço que também é complementado com a formação contínua dos profissionais, para que, durante o processo de desenvolvimento e instalação, se obtenham os máximos benefícios desta solução, conseguindo uma grande satisfação.