SATE - Isolamento térmico

Como evitar grandes variações de temperatura dentro de casa?

Recomendações para evitar grandes variações de temperatura em sua casa e ter um ambiente agradável.

Quais são as causas das elevadas variações de temperatura em sua casa? Descubra as recomendações de Molins para as evitar

As mudanças bruscas de temperatura, o calor extremo ou fenómenos como as correntes de ar afectam a temperatura da casa, mesmo dentro de casa. Com os sistemas de aquecimento ou de ar condicionado, podemos reduzir ligeiramente a sensação térmica exterior, mas as temperaturas mais extremas exigem um sistema de proteção mais elevado para atingir uma temperatura confortável. Mas o que é exatamente a temperatura certa e como é que ela é alcançada?

CONFORTO TÉRMICO INTERIOR

Um ambiente térmico pode ser considerado confortável quando as pessoas que o habitam não sentem nem calor nem frio. Trata-se, portanto, de uma questão totalmente subjectiva e de perceção pessoal, mas existem condições gerais nos edifícios e na sua envolvente que os tornam mais propensos a uma ou outra sensação térmica. A humidade relativa ou as correntes de ar que entram pelas fachadas são alguns desses factores.

No caso da humidade relativa, por exemplo, podemos estabelecer uma escala aproximada que garante uma certa sensação térmica agradável: entre 40% e 60% de humidade o edifício está dentro de uma sensação de conforto.

Esta situação pode ser atenuada com soluções específicas, como o ar condicionado, sistemas de aquecimento e ventilação adequados ou vidros de elevado desempenho, mas as condições térmicas ambientais da zona em que vivemos manter-se-ão.

Por isso, a melhor forma de garantir uma temperatura ambiente estável e duradoura, sem estar sujeita às alterações climáticas do exterior, é isolar os edifícios externamente, o que mantém a sensação de estar em casa a uma temperatura ideal, reforçando as paredes.

Poderá ter interesse em: Como calcular a espessura óptima do SATE?

ISOLAR O EXTERIOR DA CASA

Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior (EIFS) são a melhor garantia de proteção térmica. Ajudam a obter uma melhor sensação térmica e acústica e a conseguir uma maior durabilidade e proteção estrutural do edifício.

Em média, as fugas de energia através da fachada deixam escapar até 30 % do seu armazenamento e provocam danos estruturais na fachada, como fissuras e humidade, que podem danificar o edifício. A longo prazo, trata-se também de um desperdício considerável de dinheiro, uma vez que aumenta consideravelmente o consumo de energia dos agregados familiares e se reflecte na fatura energética.

Os sistemas SATE, ao eliminarem as pontes térmicas nas fachadas dos edifícios, tornam-nas mais resistentes ao envelhecimento, proporcionam maior amortecimento contra impactos e fugas e conferem maior isolamento acústico e resistência química, entre outras vantagens.

Para além das poupanças de energia em termos de sustentabilidade, também conduz a facturas de eletricidade mais baixas ao reduzir a necessidade de utilizar sistemas de aquecimento ou de ar condicionado para regular a temperatura da casa.

SISTEMA SATE: AS VANTAGENS DO PROPAM® ECOETICS

Na Molins, procurando a máxima eficiência energética e económica, concebemos o nosso sistema de isolamento térmico sustentável, PROPAM® ECOETICS, com um painel de base 100% vegetal que reutiliza os resíduos da jardinagem e da agricultura:

O painel de isolamento PROPAM® THERM EPS BM, cujo fabrico reduz a pegada de carbono em 30%,

Para além de contribuir para a economia circular e para a luta contra as alterações climáticas com este composto, a sua aplicação ajuda a reduzir a pegada de carbono, evitando as emissões de CO₂ que escapam de casas sem revestimento.

Pode interessar-lhe: Apresentação do Sistema: SATE PROPAM® ECOETICS

A gama PROPAM® ECOETICS não se limita às inovações ambientais. As características dos seus componentes conferem também à fachada uma estética mais natural e robusta, de acordo com as últimas tendências dos construtores e arquitectos. Conferem um design mais contemporâneo às fachadas exteriores.

Os sistemas SATE da Molins proporcionam às fachadas uma série de vantagens, tais como

  • Maior compensação dos fluxos de vapor entre o interior e o exterior do edifício.
  • Melhoria significativa e positiva do bem-estar dos utilizadores da habitação.
  • Aumento da durabilidade das estruturas

Por todas estas razões, as soluções SATE da Molins são a melhor forma de combater o frio e o calor extremos e de manter essas temperaturas fora de casa. Para além disso, a sua instalação requer apenas a utilização da fachada, não utiliza metros habitáveis do interior, e é uma aplicação simples, não necessitando de um trabalho muito duradouro para a sua instalação.

Na Molins, temos muitas mais soluções para tornar a sua casa num local mais confortável e com um ambiente acolhedor. Dispomos também de uma área técnica onde colocamos à disposição dos nossos clientes todo um conjunto de ferramentas para facilitar o seu trabalho e o seu dia a dia. Se quiser saber mais, não hesite em contactar-nos!

Produtos em destaque:

Gostaria de receber mais informações?

Preencha este formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível 🙂