SATE - Isolamento térmico

Como poupar 30% na sua fatura de eletricidade

Face à alteração das tarifas de eletricidade, que reestruturam os preços de acordo com três períodos horários diferentes, existem alternativas de poupança que vão para além da utilização de aparelhos eléctricos durante a madrugada. A grande incógnita é o isolamento térmico das fachadas, que consegue reduzir o consumo de energia nas nossas casas e pode poupar 30% na fatura da eletricidade.

6,82 mil milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência, que servirá de roteiro para a distribuição dos fundos europeus.

80% do parque habitacional é maior de idade.

99% dos agregados familiares sofrem de perdas e desperdícios desnecessários de energia

Para evitar estas perdas de energia, poucos sabem que existe uma alternativa como o isolamento térmico pelo exterior (SATE) que pode poupar mais de 30% da energia consumida pelos edifícios e, consequentemente, reduzir pelo menos essa percentagem na fatura, segundo dados da Molins baseados em dados da Aisterm.

Como uma pele isolante e impermeável, esta medida protege os edifícios do frio no inverno e do calor no verão. Isto põe fim às mudanças drásticas de temperatura no interior do edifício que obrigam a subir e a descer o termóstato, bem como à condensação e à humidade que podem surgir.

É também uma solução tudo-em-um, que reduz os resíduos e o consumo de energia, cortando pelo menos um terço das emissões que as casas libertam para a atmosfera, uma questão fundamental quando se considera que não é só o tráfego que polui e que os edifícios são responsáveis por até 40% das emissões poluentes nas grandes cidades.

E como é uma ação que se realiza no exterior da casa, não reduz o espaço interior – que com os sistemas de isolamento tradicionais é afetado – nem influencia a usabilidade durante a instalação. Além disso, este tipo de sistema, que aumenta o conforto e a qualidade de vida em casa, também melhora e moderniza a imagem dos edifícios e pode mesmo aumentar o seu valor em mais de 20%, segundo dados da Andimac, a associação patronal da renovação.