SATE - Isolamento térmico

Como reduzir o risco de humidade em caso de chuva intensa

Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior (SATE) eliminam o risco de humidade e infiltrações de água através da fachada, evitando assim a entrada de água nas habitações e os seus efeitos, segundo dados da Molins, empresa especialista em soluções inovadoras para a construção saudável, através do seu sistema Propam Aisterm.

Tendo em conta que 1 em cada 4 patologias dos edifícios é causada pela humidade, segundo dados do sector segurador, e numa altura particularmente sensível devido ao período de “queda de frio” e à DANA que assola o país, é importante saber como as casas podem ser protegidas por dentro e por fora com o SATE, uma espécie de pele isolante e impermeável que é instalada na face exterior dos edifícios, bloqueando as filtrações de água.

Além disso, ao envolver e proteger a fachada de agentes externos como o frio, o calor ou a água, evita também a formação de humidade por condensação. Por outras palavras, acaba com o chamado efeito “parede fria” que gera humidade e uma sensação de frio no interior, provocando assim um consumo de energia desnecessário.

30% de poupança de eletricidade

Desta forma, sendo um abrigo para os edifícios, também reduz as perdas de energia, ajudando a reduzir o consumo e as facturas em pelo menos 30%, uma vez que permite manter a casa a uma temperatura adequada tanto no inverno como no verão. Isto é importante se tivermos em conta que o preço da eletricidade voltou a atingir valores recorde nos dias de hoje, o que resulta num aumento de 25% nas facturas.

Da mesma forma, como estes sistemas de isolamento térmico são realizados no exterior da casa, não reduzem o espaço interior – que é afetado pelos sistemas tradicionais – nem alteram a vida quotidiana durante a instalação. Da mesma forma, este tipo de sistema, que aumenta o conforto e a qualidade de vida em casa, também melhora e moderniza a imagem dos edifícios e pode mesmo aumentar o seu valor em mais de 20%, de acordo com dados da Andimac, a associação patronal da renovação.

Uma solução comprovada

Neste contexto, a Molins propõe a sua gama de sistemas Propam Aisterm como solução de isolamento térmico pelo exterior, certificada pelo Instituto Eduardo Torroja através da Avaliação Técnica Europeia (ETA) 09/0005, bem como pela sua Declaração Ambiental de Produto (EPD) 007-001-03, que garantem a sua funcionalidade e sustentabilidade.

Este sistema, concebido tanto para a construção nova como para a reabilitação de edifícios, é composto por diferentes elementos que funcionam em conjunto e é compatível com todos os tipos de isolamento, tais como EPS, XPS, lã mineral, fibra de madeira, cortiça, etc. Além disso, dispõe de diferentes acabamentos para se adaptar a todo o tipo de exigências e necessidades.