SATE - Isolamento térmico

Isolamento acústico

Normalmente, o conforto e o bem-estar em casa estão associados ao facto de se estar confortável, com uma temperatura agradável e protegido das inclemências do tempo, tanto no verão como no inverno. Mas o conforto e a qualidade de vida em casa têm outra componente muito importante: o isolamento acústico.

Ruídos da rua, dos vizinhos… Aqueles que se infiltram em casa podem tornar a vida doméstica particularmente difícil, especialmente quando a noite cai ou quando é necessário silêncio para estudar ou trabalhar à distância. E, embora muitas pessoas estejam habituadas a lidar com estes incómodos, não devem ficar satisfeitas, pois há uma solução.

80% das casas em Espanha sofrem de deficiências de isolamento acústico, segundo a Pisos.com

Infelizmente, em Espanha é culturalmente aceite suportar o ruído exterior em casa devido à elevada percentagem de casas com um isolamento acústico deficiente. Por outras palavras, não estão devidamente protegidas contra esses ruídos indesejáveis que se infiltram facilmente (carros, gritos, música, conversas dos vizinhos, os seus passos ou o clássico arrastar de móveis…).

No entanto, não é necessário resignarmo-nos a viver com estes inquilinos incómodos. E para não perturbar o nosso conforto e o nosso descanso, a solução é muito mais fácil do que ir viver para as montanhas. Chama-se isolamento acústico. E na Molins queremos dizer-lhe o que é.

Conforto térmico e bem-estar em casa

Os sistemas de isolamento acústico protegem as nossas casas do ruído. Insonorizam-nas com uma ou outra solução, consoante o tipo de ruído que sofrem. Por exemplo, se vier do exterior, da rua, é preferível instalar janelas com vidros duplos com câmara de ar. Se vier do vizinho do lado, seria aconselhável construir uma parede divisória com material isolante no interior da casa para a isolar da casa do lado.

No entanto, a tendência que se está a impor e que defendemos em Molins tem a ver com a espessura dos materiais de construção. Se estes forem mais espessos e mais resistentes, isolarão melhor a casa do ruído, tornando desnecessária uma reabilitação posterior devido a problemas de ruído.

Por isso, os materiais podem ser a chave para conseguir o conforto acústico e térmico da casa. Um 360º para envolver a casa de uma forma muito eficaz para que o conforto seja total e o silêncio seja uma realidade. E não só em casa, porque estas soluções são igualmente válidas para hotéis – sete em cada dez em Espanha têm problemas de ruído -, restaurantes ou centros comerciais. Locais com muita azáfama e movimento constante de pessoas que podem incomodar os clientes e os edifícios próximos.

Quais são os pontos críticos?

No entanto, antes de optar pela solução mais adequada, deve ser tida em conta uma série de pontos críticos que são frequentemente problemáticos em termos de ruído. Estes são os pontos e instalações típicos da casa que são normalmente ruidosos em quase todas as casas.

Estamos a falar, por exemplo, de canos e canalizações, que são responsáveis por cerca de 10% do ruído de uma casa, ou da sala da caldeira e do elevador, que representam 7% do ruído. E, evidentemente, os passos, as correrias, as portas que batem ou os gritos à porta, que representam 5% do total.

Tudo isto deve ser tido em conta antes da construção, porque, por exemplo, os tubos de queda nos edifícios são mais bem isolados durante a construção. Por conseguinte, é importante ter em conta o conforto acústico no projeto de construção, o que constitui mais uma orientação quando se pretende tornar as casas e os edifícios confortáveis de todos os pontos de vista.

Este aspeto não só deve ser tido em conta pelos intervenientes no sector da construção, como também deve ser incluído nos regulamentos e normas de construção. É urgente actualizá-los para tornar obrigatória a inclusão de materiais e soluções que garantam um isolamento acústico adequado nos edifícios.

Na Molins dispomos do sistema PROPAM® AISTERM Silence , que isola térmica e acusticamente a casa do ruído exterior para garantir o máximo conforto no lar.

Se quisermos ter um parque habitacional que seja confortável e saudável a todos os níveis, o ruído deve ser mantido fora das casas. Para que o sentimento de estar em casa seja a regra e não apenas a exceção.