SATE - Isolamento térmicoSistemas de impermeabilização

Como resolver a humidade?

A humidade é um dos problemas mais comuns nas habitações – está na origem de uma em cada quatro patologias dos edifícios – e não é apenas uma questão de estética, podendo mesmo comprometer a saúde do próprio edifício. No entanto, a sua solução vai depender da sua tipologia e origem, pois nem todas as humidades são iguais e não podem ser tratadas da mesma forma. No entanto, a sua solução dependerá da sua tipologia e origem, pois nem todas as humidades são iguais e não podem ser tratadas da mesma forma. Como resolver a humidade?

A humidade aumenta os custos energéticos das habitações até 30%.

Infiltração de humidade

Assim, de acordo com os especialistas, existem até quatro tipos diferentes de humidade em casa. Entre eles, um dos mais comuns é a humidade devida a filtrações, seja através de telhados, varandas, muros ou paredes. A solução para esse problema é a impermeabilização ou, em outras palavras, a instalação de uma lâmina que impeça o contato da água líquida com o piso e a parede. Estas placas, adverte Molins, podem ser descontínuas e devem ser instaladas por pessoal especializado, correndo o risco de não ficarem bem unidas.

Para evitar que isso aconteça, a solução ideal é utilizar um formato de impermeabilização líquido que permita obter uma película uniforme, e que seja de aplicação rápida e fácil, preparando um suporte quando aderido. As películas mais adequadas para este tipo de humidade seriam as cimentícias flexíveis, por serem mais versáteis, compatíveis e eficazes.

Humidade capilar

A humidade capilar também pode surgir a partir do solo, principalmente em construções em que as paredes não tenham sido devidamente impermeabilizadas. Esta situação pode ocorrer tanto em edifícios antigos como modernos, uma vez que se trata de um processo físico em que a água presente no solo entra em contacto com a construção e se difunde para cima através dos poros dos materiais.

Esta situação provoca uma rápida deterioração das habitações e um efeito estético desagradável, pelo que a melhor forma de atuar no interior será impedir a ascensão da água, injectando uma barreira na parede para impedir a ascensão capilar. Também impermeabilizando a superfície da parede pelo menos meio metro acima do ponto mais alto do nível onde a humidade chegou. No exterior, devem ser aplicadas argamassas macroporosas altamente respiráveis nas paredes reparadas para facilitar a evaporação da humidade e evitar a deterioração e o aparecimento de manchas na fachada.

Humidade de condensação

Também podemos encontrar humidade devido à condensação. Esta surge no interior das habitações devido à humidade sob a forma de vapor que, ao entrar em contacto com a chamada “parede fria”, produz um choque térmico que se transforma em água líquida, levando à proliferação de fungos e musgos na parede e noutras partes do edifício.

Uma forma de os evitar é equilibrar as temperaturas entre o exterior e o interior da casa, por exemplo, abrindo as janelas. No entanto, a solução técnica é cortar a ponte térmica com isolamento térmico no exterior para evitar este desequilíbrio de temperatura e desperdício de energia e, ao mesmo tempo, poupar o consumo de energia, que será repercutido na fatura da eletricidade.

Humidade devido a acidentes

Finalmente, a humidade pode aparecer por acidente, como um cano rebentado, algo inevitável e circunstancial, cuja solução dependerá exatamente da origem da fuga de água e da sua reparação.

Uma solução para cada problema de humidade

Precisamente, para acabar com todos os tipos de humidade, a Molins dispõe de soluções práticas, fáceis e simples de aplicar. Entre elas está o Propam Impe Flex, um cimento impermeabilizante líquido flexível para casos de humidade por filtração ou o Propam Cal Sec, uma argamassa macroporosa que evita a deterioração dos edifícios ao facilitar a evaporação da humidade por ação capilar.

No caso da humidade de condensação, cuja solução reside no isolamento térmico, a Molins dispõe do Propam Aisterm Impe, um sistema que permite realizar este isolamento a partir do exterior sem ter de subtrair metros ao edifício ou realizar obras no interior.