Betumação e limpeza de juntas à prova de ácido

SoluciónBetumação e limpeza de juntas à prova de ácido

Descripción sistema

As superfícies expostas ao contacto com produtos químicos, limpezas agressivas, ácidos, solventes, requerem juntas azulejo a azulejo com características especiais, nomeadamente de estanquidade e resistência. Para o efeito, devem conservar o seu aspeto original e não manchar.

Solução

O produto adequado para este tipo de betumação é oBORADA® EPOLUXE, ou seja, um composto de dois componentes à base de areias de sílica seleccionadas, pigmentos estáveis, aditivos especiais e resina epóxi, que endurece por reação química sem perda de volume. O betume é decorativo, antiácido, bacteriostático e fungicida em juntas até 20 mm.

Soluções interligadas

Produtos relacionados

CANDIDATURA

O produto é acondicionado num recipiente que contém o componente A sob a forma de uma pasta colorida e o componente B num frasco fechado.Verter completamente o componente B sobre a pasta e misturá-los com um batedor acoplado a um berbequim elétrico (recomenda-se 500 r.p.m.) até obter uma pasta homogénea.

Com uma talocha de borracha dura, espalhar o produto na diagonal, pressionando as juntas até que estas estejam completamente preenchidas; remover gradualmente o excesso de argamassa com a mesma talocha.

Limpar imediatamente os resíduos de BORADA® EPOXI com uma esponja embebida em água, de preferência morna. Lavar frequentemente a esponja e substituí-la quando estiver entupida com resina.

Por fim, remover os véus de resina remanescentes com um pano limpo. Dependendo do tipo de peça cerâmica, pode ser necessária uma limpeza final com metanol.

Limpar com uma esponja húmida e desbastar o acabamento final da junta. Para a limpeza de grandes superfícies, utilizar uma máquina rotativa com lâminas de borracha dura.A resistência é atingida após 3 dias, dependendo das condições de temperatura ambiente. Uma vez endurecido, só pode ser removido mecanicamente.

Recomendações

  • O rejuntamento deve ser efectuado pelo menos 24-48 horas após a colocação dos ladrilhos.
  • Não deve ser utilizado para juntas de dilatação elásticas.
  • Evitar o rejuntamento com azulejos molhados, sujos ou com pó.
  • Devem ser tomadas precauções especiais ao rejuntar azulejos não vidrados.
  • É necessário misturar os dois componentes, deixando o componente B escorrer completamente sobre o componente A.
  • Não devem ser adicionados à mistura quaisquer componentes não especificados.
  • Esperar um mínimo de 4 dias antes de submeter as juntas a um ataque químico.
  • Na instalação de ladrilhos de cerâmica, verificar o tempo de abertura aquando da instalação dos ladrilhos.