Colocação de ladrilhos cerâmicos de grande formato em pavimentos

SoluciónColocação de ladrilhos cerâmicos de grande formato em pavimentos

Descripción sistema

A utilização de ladrilhos cerâmicos de grande formato em pavimentosestá a tornar-se cada vez mais comum. As características especiais deste tipo de ladrilho, como a dimensão superior a 2000 cm², a baixa absorção de água e, muitas vezes, o facto de ter uma curvatura ou empeno de fabrico próprio, tornam necessário o seu assentamento através da técnica de dupla colagem, que consiste em espalhar o material com uma talocha dentada sobre o suporte e, em seguida, aplicar uma camada de cola no verso do ladrilho.

Uma solução técnica alternativa consiste em utilizaro PAM® ECOGEL FLEX na sua consistência fluida, ou seja, a dupla consistência deste produto permite-lhe assegurar uma adesão óptima sob a forma fluida sem necessidade de dupla colagem.

Soluções interligadas

Produtos relacionados

Solução: Colocação de ladrilhos cerâmicos de grande formato em pavimentos

PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO

Verificar se o suporte é resistente, perfeitamente assente, sem pó, tinta, óleo…

Verificar a planeza do substrato com uma régua de 2 metros de comprimento; as diferenças devem ser inferiores a 5 mm. No caso das placas de cerâmica, as diferenças devem ser inferiores a 3 mm.

CANDIDATURA

Amassar com uma batedeira eléctrica lenta (500 rpm), deixar repousar durante 2 minutos e espalhar o PAM® ECOGEL FLEX numa consistência fluida sobre o suporte com uma talocha semicircular dentada, sem dupla colagem.

Embora este produto tenha um tempo aberto longo, verificar se o adesivo não formou uma película superficial que impeça a aderência, especialmente em condições de calor ou vento. Se for esse o caso, voltar a amassar com a ajuda de uma talocha dentada.

Pressionar os ladrilhos de forma a obter uma correcta solidificação de todas as peças, evitando assim a existência de folgas entre o ladrilho e o suporte.

Deixar uma largura mínima de junta de 2 mm em interiores e 5 mm em exteriores; rejuntar após 8 horas com a gama de argamassas para juntas BORADA® da Molins.

Recomendações

  • Não aplicar em condições de chuva, ou a temperaturas < 5ºC ou >30ºC.
  • Em substratos pouco absorventes, abrir o poro com água e ácido clorídrico a 50% (salfuman).
  • No caso de defeitos significativos de planicidade, o PAM® ECOGEL FLEX ou o PAM® ECOGEL SUPERFLEX podem ser aplicados numa consistência tixotrópica até 10 mm de espessura e uma camada fina impressa na superfície da peça de trabalho (método de colagem dupla).
  • Efetuar um tratamento adequado das juntas de movimento, respeitando as juntas estruturais, as juntas perimetrais (em espaços superiores a 7 m²) e as juntas intermédias (em interiores a cada 40 m² e em exteriores a cada 16 m²).

Gostaria de receber mais informações?

Preencha este formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível 🙂