Colocação de ladrilhos cerâmicos em escadas metálicas com o adesivo de resina reactiva VAT ELASTIC

SoluciónColocação de ladrilhos cerâmicos em escadas metálicas com o adesivo de resina reactiva VAT ELASTIC

Descripción sistema

Localização
Vilanova i la Geltrú (Barcelona)
Dimensões
Cerca de 15 m2
Data da intervenção
Ano 2017

Na construção de um novo edifício destinado a ser um armazém de materiais de construção, uma escada metálica em aço galvanizado foi revestida com grés porcelânico de grande formato com aspeto de madeira, para lhe dar um acabamento mais quente e estético.

Trata-se de dois lanços de escadas com cerca de 10 degraus em aço galvanizado. Os ladrilhos são de grés porcelânico com <3% de absorção e formato 150 x 25 cm.

Motivo da intervenção

Para dar à escada um acabamento estético e quente, bem como uma elevada durabilidade e uma grande resistência ao desgaste.

Desafios e condicionalismos

“Colocar azulejos sobre um substrato metálico com uma adesão óptima, permitindo ao mesmo tempo a deformação do próprio metal com as mudanças de temperatura.
“A utilização de azulejos de grande formato (também conhecidos como placas de cerâmica) é sempre um desafio para o adesivo.

Solução Molins

“Limpeza exaustiva do suporte de aço galvanizado.
“Colocação da cerâmica com o adesivo epoxi-poliuretano bicomponente VAT® ELÁSTIC, um adesivo de resina reactiva de altas prestações para cerâmica, classificado como R2T segundo a norma UNE-EN 12004, que permite a colocação sobre suportes pouco absorventes como o metal com uma aderência muito elevada (> 2 N/mm2), ao mesmo tempo que possui uma elevada elasticidade e deformabilidade que lhe permite suportar os movimentos do suporte metálico devido às mudanças de temperatura.
“Betumação dos cantos e bordos dos degraus com a argamassa cimentícia especial para juntas BORADA® PORCELÁNICA.

Execução

Limpeza completa e exaustiva do substrato metálico com solvente do tipo xileno, para garantir a remoção da sujidade e, especialmente, de qualquer resíduo de gordura que possa impedir a aderência do adesivo.

JUNTAS E ADESIVOS

VAT® ELASTIC é um adesivo epoxi-poliuretano de dois componentes pré-pesados que devem ser misturados. O componente B é fornecido num pequeno recipiente dentro do recipiente do componente A.
Para uma mistura adequada, é necessário verter todo o conteúdo do recipiente do componente B sobre o componente A (pasta) e misturar com um berbequim equipado com um agitador a 500 rpm até obter uma massa homogénea.

JUNTAS E ADESIVOS

4 Sempre que os ladrilhos são colocados com grandes exigências, é necessário utilizar o método de dupla colagem, ou seja, espalhar uma camada uniforme de cola no suporte e depois pentear com uma talocha dentada e aplicar cola penteada em todo o tardoz dos ladrilhos.

” 5. Cerca de 12 horas após a colocação dos ladrilhos, as juntas entre os ladrilhos são seladas com a argamassa cimentícia especial para juntas cerâmicas até 4 mm BORADA® PORCELAIN (CG2WA de acordo com a norma EN 13888).
As juntas perimetrais e as juntas entre degraus são seladas com o mastique de poliuretano flexível monocomponente BETOFLEX, de modo a que os movimentos de contração-dilatação do suporte metálico sejam absorvidos pelo mastique e não contribuam para criar tensões que possam provocar o descolamento dos ladrilhos.

JUNTAS E ADESIVOS

Nota técnica

A correcta aderência na colocação de ladrilhos cerâmicos sobre suportes pouco absorventes é um grande desafio, que também aumenta se os ladrilhos forem de grande formato.

A nova norma UNE 138000:2017 – Regras gerais para a instalação de revestimentos cerâmicos aderentes, define o tipo de adesivo a utilizar em função da utilização do azulejo.
A nova norma UNE 138000:2017- Regras gerais para a instalação de revestimentos cerâmicos aderidos, define o tipo de adesivo a utilizar em função da utilização do revestimento cerâmico, da capacidade de absorção e do tamanho dos ladrilhos e do tipo de suporte. Em substratos metálicos, requer em todos os casos a utilização de um adesivo R1 ou R2 (adesivo de resina reactiva de acordo com a norma EN 12004-1).

VAT® ELASTIC é um adesivo de resina reactiva classificado como R2T que tem a particularidade de ser baseado em polímeros mistos de epóxi-poliuretano, o que lhe confere propriedades especiais.

Em geral, as colas à base de resinas epoxídicas proporcionam uma elevada adesão ao metal, mas são muito rígidas. Ao combinar polímeros de poliuretano com polímeros epoxídicos na formulação, é possível obter uma certa flexibilidade da cola sem prejudicar a elevada adesão ao metal. Esta flexibilidade permite que o adesivo absorva os movimentos de contração-dilatação do metal, ajudando a obter uma adesão de elevada durabilidade dos ladrilhos.