Colocação de um pavimento cerâmico sobre um pavimento antigo

SoluciónColocação de um pavimento cerâmico sobre um pavimento antigo

Descripción sistema

A necessidade social de mudança e inovação, juntamente com o desgaste e a deterioração que se verifica nos pavimentos cerâmicos devido à sua utilização, levou a um aumento da substituição destes por outros de diferentes formatos e tendências.

Os pavimentos cerâmicos deterioram-se com a utilização diária.

Tradicionalmente, era necessário remover o pavimento antigo e substituí-lo por um novo.

Antes da nova instalação, o substrato teve de ser devidamente preparado, o que implicou um aumento do tempo de execução.

As concepções actuais, com grandes formatos, têm o seu próprio empeno de fabrico, o que pode causar dificuldades na sua instalação.

Estes defeitos podem gerar vazios entre o material de colagem, o ladrilho e o substrato, conduzindo, com o tempo, a danos nos ladrilhos e, por vezes, à sua posterior separação.

Para uma instalação correcta sem remover o substrato antigo e permitir um arranque rápido, deve ser utilizado um adesivo com elevado poder de aderência, como oPAM® ECOGEL FLEX ou o PAM® ECOGEL SUPERFLEX em consistência fluida.

Soluções interligadas

Produtos relacionados

Solução: colocar um pavimento cerâmico em cima de um pavimento antigo

PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO

Limpar bem o substrato e abrir os poros com água e ácido clorídrico a 50% (salfuman). Limpar os restos com água abundante.

CANDIDATURA

Amassaro PAM® ECOGEL FLEXcom a quantidade de água numa consistência fluida até à perfeita homogeneização, verter o material e pentear com a ajuda de uma talocha semicircular dentada.

Coloque as peças e exerça uma boa pressão sobre elas, com movimentos de vaivém, até que as ranhuras estejam completamente achatadas.

Deixar uma junta mínima de 2 mm entre os ladrilhos e depois preenchê-la com a gama de argamassas de juntas BORADA® da Molins®.

Recomendações

  • O primário de aderênciaPROPAM® GRIP + pode ser aplicado para garantir a aderência ao substrato.
  • Em caso de defeitos importantes de planicidade, pode ser efectuado um nivelamento até 10 mm com NIVELANTE 10 sobre o primário PROPAM® GRIP +, 24 horas antes da colocação do revestimento cerâmico.
  • Para uma colocação em funcionamento rápida, utilizarVAT® FLEX RAPID.
  • Efetuar um tratamento adequado das juntas de movimento, respeitando as juntas estruturais, as juntas perimetrais (em espaços superiores a 7 m²) e as juntas intermédias (em interiores a cada 40 m² e em exteriores a cada 10 a 25 m²).