Construção de um pavimento para veículos numa rampa de forte inclinação.

SoluciónConstrução de um pavimento para veículos numa rampa de forte inclinação.

Descripción sistema

Localização
C/ Emilio Muñoz (Madrid)
Execução
Ortiz Construcciones y Proyectos, S.A.
Estructuras Inyecciones y Aguas, S.L.
Tipo de obra
Pavimento com solicitações elevadas

Data da intervenção
Ano 2019
Produtos Molins
FERRODUR® 600 E
BETOPOX® PRIMER
BETOPOX® 92

Devido a uma mudança de utilização do edifício, é necessário efetuar a renovação das rampas de acesso à garagem. Onde é necessário um pavimento com elevado desempenho mecânico, executado numa rampa com um declive acentuado para utilização de veículos, e terminado com uma proteção final com elevada resistência à abrasão e ao desgaste.

Descrição

Reconstrução de uma rampa de acesso de veículos à garagem. Com declives significativos superiores a 18%. Executada com betonilha cimentícia de alto desempenho e acabamento epóxi antiderrapante. Para efetuar a reabilitação foi utilizada a argamassa FERRO
FERRODUR® 600 E, argamassa de muito elevada resistência mecânica e elevada resistência à fadiga, indicada para pavimentos sujeitos a cargas elevadas, classificada como CT-C70-F7-A9, segundo a norma EN13813, e com acabamento em revestimento epóxi BETOPOX® 92, classificado como SR-AR1-B1.5-IR4, segundo a norma EN13813.
O BETOPOX® 92 é uma tinta epóxi pigmentada, sem solventes, óptima para a realização de pavimentos em garagens e parques de estacionamento. Também é adequado para selar sistemas anti-derrapantes em pavimentos industriais e decorativos.

Desafios e condicionalismos

“Execução de declives muito acentuados.
“Obter uma planimetria adequada.
” Pavimento sujeito a grande desgaste.
” Superfície antiderrapante que resista ao tráfego de veículos.

Solução Molins

“Preparação do substrato existente através da fresagem do pavimento existente.
” Execução de camada de desgaste de alto desempenho com FERRODUR® 600 E.
” Acabamento com revestimento de acabamento anti-derrapante, com BETOPOX® 92.

PAVIMENTOS
Pormenor de acabamento antiderrapante.

Execução

“Em primeiro lugar, o substrato é preparado através da fresagem de toda a superfície e depois é aspirado. Desta forma, eliminamos todas as partes fracas e em mau estado. Obtém-se uma superfície resistente, estável e com uma planimetria adequada. A fresagem é efectuada perpendicularmente à inclinação da rampa, facilitando a aplicação da argamassa numa inclinação tão importante.

PAVIMENTOS
Pormenor ampliado do tratamento de superfície efectuado.

“Em seguida, utilizamos o BETOPOX® PRIMER como primário, que proporciona uma aderência adequada da camada de betonilha à laje de base de betão fresado. Devido ao declive acentuado a ser resolvido, optou-se por fazer pequenas áreas de trabalho onde o FERRODUR® 600 E pudesse ser aplicado, com uma espessura média de 2,5 cm.

PAVIMENTOS
Pormenor da aplicação da camada de betonilha com inclinação moderada
.

3 ) Depois de aplicada a betonilha FERRODUR® 600 E, a superfície FERRODUR® 600 E é lixada para eliminar imperfeições, irregularidades e juntas entre painéis. A superfície fica assim com poros abertos e texturada. E deixando-a pronta para a aplicação da camada antiderrapante final.

PAVIMENTOS
Pormenor final da betonilha com FERRODUR® 600 E.

4 ) Quando o teor de humidade da betonilha cimentícia for inferior a 3%, aplica-se o BETOPOX® PRIMER, um primário de baixa viscosidade, que actuará como regularizador da superfície a tratar, preenchendo os poros e deixando a superfície uniforme. Além disso, devido às elevadas exigências finais, é efectuada uma primeira sementeira de inertes.
uma primeira sementeira de agregado, com uma granulometria de 0,3-0,9 mm, sobre o primário BETOPOX® PRIMER, mesmo quando fresco. Após 12-24 horas, o agregado não ligado é varrido, lixado e aspirado.

5 ) Depois de remover o agregado não ligado, aplicar uma camada de BETOPOX® 92, efetuar uma segunda sementeira de agregado e voltar a varrer, lixar e aspirar o agregado não ligado após 12-24 horas.

“Devido à elevada rugosidade gerada pela sementeira de agregados em duas camadas e às condições exigentes da colocação em funcionamento neste local, são aplicadas duas demãos finais de BETOPOX® 92 como acabamento final e camada de selagem.

PAVIMENTOS

Nota técnica

Como é sabido, uma preparação adequada do substrato em trabalhos de pavimentação é de importância vital para alcançar os resultados esperados. Tratamentos como a fresagem, a retificação diamantada ou a granalhagem são técnicas comuns utilizadas em pavimentos com o objetivo de obter uma superfície rugosa e de poros abertos. É de salientar que, apesar do amplo conhecimento destas técnicas de preparação no sector da construção, é ainda relativamente comum encontrar substratos que não foram preparados ou que foram insuficientemente preparados.


No entanto, não basta uma preparação adequada; perante situações de elevadas solicitações mecânicas, deve ser considerada a utilização de produtos que apresentem um desempenho adequado ao uso pretendido e que garantam a durabilidade do sistema.


A utilização de argamassas de elevada resistência mecânica, como o FERRODUR® 600 E, permite a execução dos pavimentos mais exigentes com que nos podemos deparar, tais como taxiways, pavimentos industriais, juntas em pistas de aeroportos e pontes, entre muitos outros.
pistas de aeroportos e pontes, entre muitos outros. O FERRODUR® 600 E cumpre os requisitos da norma EN 13813, classificado como CT-C70-F7-A9. No caso apresentado neste artigo, devido ao acentuado declive da rampa e às elevadas solicitações previstas devido à passagem de veículos, optou-se por utilizar a ponte de ligação epoxídica
BETOPOX® PRIMER, que garante uma aderência muito elevada ao suporte original. Pelo mesmo motivo, o acabamento com BETOPOX® 92, com a opção de dupla pulverização de agregado, permite-nos obter desempenhos muito elevados em termos de aderência dos veículos, permitindo uma adequada transmissão de tensões ao suporte sem comprometer a aderência.