Instalação de ladrilhos cerâmicos em suportes com formas irregulares

SoluciónInstalação de ladrilhos cerâmicos em suportes com formas irregulares

Descripción sistema

Em muitas ocasiões, quando o suporte apresenta uma superfície irregular, a norma EN 138002 indica que deve ser regularizado até que, utilizando uma régua de dois metros, as diferenças de planeza sejam inferiores a 5 mm. Ocasionalmente, podem ser utilizados outros materiais ou colas que, devido às suas características, permitem a aplicação de camadas espessas, capazes de proporcionar uma boa aderência quando as espessuras requeridas entre ladrilhos são da ordem dos 10-15 mm.

Quando existem deficiências de planimetria no suporte, não é aconselhável utilizar a técnica de assentamento de azulejos “tapping” ou “sticking”, pois esta limita a aderência da argamassa colante, o que pode provocar descolamentos.

A “falsa dupla colagem”, que consiste em espalhar a argamassa colante sobre o suporte e aplicar “dabs” ou “dabs” sobre a peça, produz o mesmo efeito que a colocação de azulejos “batendo”, bem como um consumo excessivo de argamassa colante.

Verificar a planeza do suporte com uma régua de 2 metros de comprimento; se as diferenças forem superiores a 5 mm, pode utilizar-se uma argamassa adesiva de espessura elevada como material de colagem em pontos específicos (zonas baixas).

OVAT® FLEX RAPID / PAM® ECOGEL FLEX/ PAM® ECOGEL SUPERFLEX deve ser utilizado para nivelar a superfície do substrato até 15 mm de espessura e para garantir uma aderência correcta às partes não absorventes.

Soluções interligadas

Produtos relacionados

Solução: Colocação de cerâmica em substratos de forma irregular

PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO

Verificar se o substrato está perfeitamente assente, resistente e estável (completou o seu período de maturação).

Limpar a superfície de quaisquer resíduos que possam dificultar a aderência da argamassa adesiva, tais como pó, tinta, óleo, etc.

Período recomendado para a maturação dos portadores
DisposiçõesApoioTempo
HorizontaisPavimentos de betão
Pavimentos de betão
2-6 meses
2-4 meses
VerticaisParedes de betão
Paredes de blocos
Alvenaria
6 meses
2-3 meses
2 meses
Camadas intermédiasPartilha de encargos
Regularização
Nivelamento
28 dias
28 dias
28 dias

CANDIDATURA

Amassar com uma batedeira eléctrica lenta (500 rpm) e espalhar VAT® FLEX RAPID/ PAM® ECOGEL FLEX / PAM® ECOGELSUPERFLEX sobre o suporte com uma talocha dentada, de preferência com dentes semi-circulares.

Para a aplicação de ladrilhos com mais de 900 cm², deve ser efectuada uma colagem dupla.

Aplicar uma boa pressão sobre o mosaico até que as ranhuras do adesivo do mosaico fiquem planas.

Deixar uma largura mínima de junta de 2 mm em interiores e 5 mm em exteriores; rejuntar após 24 horas com a gama de argamassas para juntas BORADA® da Molins.

Recomendações

  • Não aplicar em condições de chuva, ou a temperaturas < 5ºC ou >30ºC.
  • Em substratos pouco absorventes, abrir o poro com água e ácido clorídrico a 50% (salfuman).
  • VAT® FLEX RAPID/PAM® ECOGEL FLEX/ PAM® ECOGEL SUPERFLEXpode ser utilizado para rodapés exteriores em alvenaria com uma altura máxima não superior a 2m.
  • Não aplicar em espessuras superiores a 15 mm ou inferiores a 5 mm.

Gostaria de receber mais informações?

Preencha este formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível 🙂