sistema PROPAM AISTERM CERAM em casas de habitação

Soluciónsistema PROPAM AISTERM CERAM em casas de habitação

Descripción sistema

Localização
Urbanização salgueiral
(Guimaraes, Portugal)
Execução
Piastrella Unipessoal LDA
Tipo de obra
Edificio residencial
Data de intervenção
Ano 2020

Produtos Molins
PROPAM® AISTERM GRAY
FLEXITEC
CUBA® FLEXÍVEL CINZENTO
BORADA® PLUS
PROPAM® AISTERM REDE DE FIBRA DE VIDRO 160
PROPAM® AISTERM CAVILHAS DE FIXAÇÃO PARA SUPORTES ABC
PROPAM® AISTERM CAVILHAS DE FIXAÇÃO PARA SUPORTES ABCDE

Salgueiro Residences é um complexo residencial de alta qualidade e ecologicamente sustentável, projetado pelo arquiteto Manuel Graça Días.

Composto por 6 edifícios de 5 pisos cada e um total de mais de 7 dezenas de habitações de luxo, está localizado em Guimarães (Portugal), a cinco minutos do centro histórico e das principais zonas comerciais, de saúde e de lazer. Foi projetado para satisfazer as melhores condições de isolamento térmico e acústico, estando equipado com um sistema de isolamento térmico centralizado baseado em caldeiras de condensação e um sistema de ar condicionado programável, complementado por um sistema de isolamento térmico pelo exterior da envolvente (SATE), realizado com o sistema PROPAM® AISTERM CERAM.

Este artigo explica como foi instalado este sistema SATE com acabamento cerâmico.

Desafios e condicionalismos

“Grande projeto (7.000 m2 de fachada), envolvendo a construção de vários edifícios. A calendarização da instalação de cada EIFS individual tem de ser ajustada ao ritmo de construção de cada um deles.

SATE

“Os requisitos adicionais estabelecidos para a impermeabilização da fachada exigem a utilização de materiais concebidos para o efeito e que são também compatíveis com o sistema SATE.
“A geometria curva da fachada coloca uma dificuldade acrescida na colocação do revestimento.

SATE

“O tipo de telha escolhido para o projeto, tipo telha, 8% de absorção e pequeno formato 14×14 cm, permite minimizar a distância entre o tardoz da telha e o suporte, evitando assim espessuras de cola excessivas que poderiam prejudicar a aderência e a planicidade do revestimento.

Solução Molins

“O Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior recomendado é o SISTEMA PROPAM® AISTERM CERAM, através de painéis de isolamento em poliestireno expandido com 7 cm de espessura, que permitem dar resposta às exigências específicas do CTE em termos de valor de transmissão térmica U para a localização do edifício.

Execução

“Instalação dos perfis de arranque da fachada.
“Colagem adesiva dos painéis de EPS com argamassa PROPAM® AISTERM de características técnicas:

SATE

” 24 h após a aplicação da argamassa, fixação mecânica com PROPAM® AISTERM AISTERM FASTENING SOCKS ABC com uma densidade de 8 unidades por m2.
” Reforço dos vãos de janelas e portas e dos cantos da fachada com perfis de canto adequados e rede de fibra de vidro REVAT® 160 (peso 160 g/m2) disposta perpendicularmente à bissetriz dos ângulos que definem os vãos (desenhos (A), (B), (C)).

SATE

“Proteção dos painéis de isolamento com a mesma argamassa PROPAM® AISTERM aplicada em duas camadas de 1 a 2 mm de espessura cada uma, com malha de fibra de vidro REVAT® 160 (peso 160 g/m2) centrada na espessura.
“Conforme definido na DIT 609/15 do sistema SATE com acabamento cerâmico, as PLUGAS DE FIXAÇÃO PROPAM® AISTERM AISTERM são instaladas sobre a malha, antes da aplicação desta segunda camada, com uma densidade de 1 pc por m2.
“O sistema completo é suficientemente estanque para que as infiltrações de água não entrem em contacto com a folha da envolvente imediatamente no interior, pelo que se considera impermeável à penetração de água. No entanto, a Molins foi consultada sobre a possibilidade de aplicar uma camada de impermeabilização adicional compatível com o sistema original e, com base nisso, foi recomendada a argamassa FLEXITEC.
FLEXITEC é uma argamassa de dois componentes, formulada com cimentos, resinas sintéticas, aditivos e agregados seleccionados, que proporciona um revestimento permeável ao vapor, impermeável, altamente flexível e de grande aderência.

SATE

“Assim, 24 horas após a aplicação da camada de reforço, o FLEXITEC foi aplicado em duas camadas cruzadas, cada uma com 1 mm de espessura.

SATE

“Após a secagem da camada de impermeabilização anterior durante 24 horas, os ladrilhos cerâmicos foram fixados com o adesivo VAT® FLEXIBLE (C2TES1) através da técnica de dupla colagem. O rejuntamento ou o preenchimento das juntas entre os ladrilhos foi efectuado com BORADA® PLUS (CG2WA) no dia seguinte.

Nota técnica

O sistema PROPAM® AISTERM CERAM tem especificações técnicas específicas ao abrigo da DIT 609/15.